CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ "CONFLUÊNCIAS AFROPINDORÂMICAS: CURRÍCULOS E DIDÁTICAS INSURGENTES NA EDUCAÇÃO" - EDIÇÃO 2025.1
O presente dossiê tem como objetivo possibilitar um ajuntamento de confluências afropindorâmicas com estudos e pesquisas sobre as relações étnico-raciais no campo da Educação. Desejamos que o dossiê seja “[...] uma força que rende, aumenta, que amplia” (Negô Bispo, 2023, p. 15) nossos saberes sobre/com o mundo assumindo perspectivas não-eurocêntricas e descolonizadoras. Partimos da ideia afropindorâmica baseados em Negô Bispo (2023) que parte de uma epistemologia que emerge dos/com os povos das circularidades: quilombolas, indígenas e negros. Ampliamos, também, essa compreensão para os povos de terreiro, os ciganos, os ribeirinhos, ou seja, os que estão à margem.
Partimos da compreensão de que é necessário refletir sobre as lentes que normatizamos para “olhar currículos” e “as didáticas”. Outras formas de ler os currículos e as didáticas emergem de maneira complexa e produtiva. Nelas, muitos saberes se entrelaçam e nutrem corpos, modos de ver, compreender, ler e se pensar, para além das políticas do silenciamento e da normalização. Ao assumirmos a pluralidade e a multiplicidade, elaboramos outros pensamentos, outras possibilidades de pensar, a partir de novas ancoragens. Portanto, não se trata de pensar o mesmo nem do mesmo lugar, porém desde lugares historicamente silenciados, negados, invisibilizados. Trata-se de pensamentos que se lançam lá de onde fervilham movimentos ordinários, experiências múltiplas, ações inventivas que recolocam os sujeitos no espaço e redesenham os lugares como campo de criação; começo, meio e começo.
Por fim, queremos reafirmar, com Silva e Brito (2024), que são muitas as temporalidades presentes nas produções dos conhecimentos que envolvem as relações étnico-raciais contribuindo para leituras baseadas na centralidade afropindorâmica de fazeres-saberes diaspóricos com abordagens decoloniais.
Desta forma, convidamos você a submeter o seu artigo, individualmente ou em coautoria, para compor esse Dossiê Temático. Para a seção de dossiê da Revista ODEERE, somente autores(as) e co-autores(as) com titulação de doutor(a) poderão submeter artigos. Não serão aceitos trabalhos que tenham autores(as) ou co-autores(as) com titulação de mestre ou graduação.
As normas para submissão encontram-se disponíveis em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/about/submissions
Os trabalhos deverão ser submetidos no sistema da revista, na seção Dossiê. Link da Revista Odeere: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere
Organizadores(a):
Prof. Dr. Allan Rodrigues (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Estácio de Sá - Programa de Pós-Graduação em Educação
Profa. Dra. Carolina Miranda de Oliveira (Universidad de Zaragoza, Teruel-Espanha)
Prof. Dr. Luís Paulo Cruz Borges (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Educação)
Prof. Dr. Rafael Ferreira de Souza Honorato (Universidade Estadual da Paraíba - Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva)
Prazo de submissão: 1 de março de 2025.
Previsão de publicação: 27 de abril de 2025.
Referências
BISPO, A. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISAGRAMA, 2023.
SILVA, P. A.; BRITO, R. G.; A temporalidade do Xirê de Candomblé no ‘o grito’. Revista Tapuia| UERJ | v. 2, n. 4, 2024.