Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais - Dossiê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.10107

Palavras-chave:

Dossiê

Resumo

Apresentação dos artigos que compõe o Dossiê "Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalino Perovano Filho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Brasil)

Doutorado em 2016 (UESC), Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade. E-mail: npfilho@uesb.edu.br

Emilia Afonso Nhalevilo, Universidade Púnguè (Moçambique)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Perth, Austrália e Licenciada em Engenharia de Educação pela Universidade Pedagógica (UP). Atualmente Reitora da Universidade Púngue – Moçambique. E-mail: emiliafonso@gmail.com

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estadual de Feira de Santana (Brasil)

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA (2012), com estágio na Universidade do Minho, Portugal. Professora Titular no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: geilsabaptista@gmail.com

Hilbert Blanco-Álvarez, Universidad de Nariño (Colômbia)

Profesor del Departamento de Matemáticas y Estadística, Universidad de Nariño, Pasto, Colombia. E-mail: director@etnomatematica.org

Referências

ALMEIDA, G. S.; PEROVANO FILHO, N. Identidades étnicas e Etnociências nas práticas de Rezadeiras, ODEERE, v. 6, n. 2, 79-95, 2021. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9750

ARAUJO, G. M.; BAPTISTA, G. C. S.; CUNHA, C. Sequência didática e comunidades tradicionais: análise do letramento científico crítico, ODEERE, v. 6, n. 2, 116-133, 2021. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9790

DAMASCENO JUNIOR, J. B.; KUBO, R. R. De plantadores de farinha a colhedores de água: uma leitura epistemológica do Sistema Tradicional da Agricultura Camponesa no Maranhão, ODEERE, v. 6, n. 2, 54-78, 2021. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9666

DA SILVA, R. S.; FARIAS, L. M. S. Percursos Formativos a caminho da descolonização didática: quais enfrentamentos no Ensino das Ciências na Educação Básica?, ODEERE, v. 6, n. 2, 134-150, 2021. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9805

GAUDÊNCIO, J.; RODRIGUES, S. P. J.; MARTINS, D. R.; SILVEIRA, R. M. C. F. Conhecimento tradicional Kaingang: o uso de ervas medicinais, ODEERE, v. 6, n. 2, 35-53, 2021. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9793

HERRERA, M. P. M.; BARBOSA, R. H. Los conocimientos tradicionales en el ejercicio de la soberanía y seguridad alimentaria de las comunidades rurales, indígenas y campesinas, una alternativa para la sustentabilidad comunitária, ODEERE, v. 6, n. 2, 07-15, 2021. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9857

NHAMPINGA, D. A. A.; FARIAS, L. M. S. Circulação de saberes entre instituições: um caminho para decolonização da didática da Matemática, ODEERE, v. 6, n. 2, 167-201, 2021. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9809

SILVA, G. R.; FARIAS, L. M. S. Indagando a “História única” no ensino de frações por meio do olho de Hórus, um Deus do Kemet, ODEERE, v. 6, n. 2, 151-166, 2021. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9877

SILVA, H. M. S.; DE SANTANA, M. "Ewé Ó!": Crianças de terreiro e seus etnosaberes, ODEERE, v. 6, n. 2, 96-115, 2021. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9875

SILVA, F. J. P.; FRAXE, T. J. Saberes de populações tradicionais: etnociência em processos de bioconservação. Contribuições a las Ciências Sociales, n.8, 2013.

VILARIM, P. R.; MARTINS, D. R.; RODRIGUES, S. P. J. Etnoconhecimento Terena na literatura científica: um estudo bibliográfico para o Estado da Arte, ODEERE, v. 6, n. 2, 16-34, 2021. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9768

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Perovano Filho, N., Nhalevilo, E. A., Baptista, G. C. S., & Blanco-Álvarez, H. (2021). Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais - Dossiê. ODEERE, 6(2), 01-06. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.10107