

A ODEERE publica trabalhos inéditos e originais desenvolvidos em torno das discussões sobre etnicidade, relações étnicas, gênero e diversidade sexual, em diferentes tempos e espaços e abordando diferentes grupos sociais, tais como indígenas, negros, africanos etc.
Os artigos podem ser submetidos para as Seções: Artigos Livres, Dossiê, Entrevista, Relatos de experiência, Novas(os) Pesquisadoras(es) e Resenhas. A política de cada seção está apresentada nesta página.
MODO DE APRESENTAÇÃO
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
O manuscrito submetido à revista não deve estar em avaliação por outra publicação, deve ser inédito e original, para isso será verificada a existência de Plágio utilizando o programa CopySpider.
Todos os manuscritos serão submetidos a dois avaliadorers/pareceristas, sendo um terceiro avaliador acionado em caso de pareceres discordantes, adotando-se, sempre, a política de avaliação duplo cega. Os autores serão notificados da decisão editorial sobre os respectivos manuscritos, podendo ser pela aprovação, rejeição ou pela aceitação sujeita a alterações/correções, conforme a indicação dos avaliadores.
IDIOMAS
Os manuscritos poderão ser submetidos em Português, Espanhol e Inglês. Caso seja necessário submeter o manuscrito em outro idioma deve-se solicitar, antecipadamente, pelo e-mail revistaodeere@uesb.edu.br
NORMAS ÉTICAS PARA PUBLICAÇÃO
Os autores deverão verificar o arquivo AS POLÍTICAS DE ÉTICA DA REVISTA e confirmarem se cumprem as normas para autores.
Tendo em vista que a ODEERE só aceita trabalhos originais e inéditos, os manuscritos serão analisados pelo programa antiplágio CopySpider.
Nos casos em que forem detectados plágios entraremos em contato a fim de sejam realizadas alterações necessárias. Neste caso, deverá ser feita uma nova submissão com o manuscrito corrigido. Se, na nova submissão, o manuscrito ainda apresentar os problemas indicados, será recusado e informado aos autores esta situação.
REVISÃO DUPLO-CEGA POR PARES
Os manuscritos submetidos são analisados incialmente, pelos Editores, quanto ao cumprimento das normas de submissão. Em caso de aceitação da submissão, o manuscrito será enviado para a segunda etapa, a Avaliação, na qual o manuscrito submetido será encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores/pareceristas da revista. Os avaliadores serão escolhidos de forma a garantir que sejam independentes.
O processo de avaliação escolhido pela ODEERE é o de avaliação duplo-cega por pares. Para a sua garantia, no processo de submissão à revista, devem ser observados cuidados para não revelar a identidade de autores e avaliadores durante o processo.
Assim, autores, editores e avaliadores precisam observar algumas precauções com relação ao texto e as propriedades do documento:
O corpo de avaliadores da ODEERE é formado por pesquisadores doutores de instituições de ensino superior ou de pesquisa, brasileiras e estrangeiras.
Os avaliadores podem recomendar a aceitação para publicação, a rejeição ou a solicitação de publicação mediante revisões necessárias. Os avaliadores utilizarão um formulário padrão para realizar a análise dos manuscritos submetidos, disponível no sistema da própria revista. A aceitação final de um manuscrito é considerada concluída somente após o cumprimento das políticas editoriais da revista e dos requisitos de qualidade do manuscrito.
A decisão final sobre a aceitação ou não dos manuscritos caberá aos Editores, com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores. A situação dos artigos submetidos pode ser acompanhada no sistema com o login utilizado para a submissão.
REFERÊNCIAS
Será utilizado o sistema autor-data (SILVA, 2016) no corpo do texto e autor-data-página (SILVA, 2016, p. 65) para as citações diretas com mais de três linhas.
Havendo mais de três autores, deverá ser utilizado et al. no corpo do texto. Exemplo: Ferreira et al. (2020) ou (FERREIRA et al., 2020). Porém, na Lista de referências, ao final do manuscrito, deverão ser apresentados todos os autores.
Não serão admitidas as referências Id., Ibidem e Op.cit.
LISTA DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Como padrão utilizaremos algumas regras gerais para a inclusão das referências na Lista que deverá ser apresentada ao final do manuscrito. São elas:
Após essas indicações, apresentamos algumas formas de apresentar as referências na Lista ao final do manuscrito.
Livro:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo (em negrito). Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Artigo de revista:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do Artigo (em negrito). Título do Periódico em itálico, volume, número, período da publicação, intervalo de páginas, Ano. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.xxxx (nos casos em que o artigo tenha DOI).
Artigo de coletâneas:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do Trabalho (em negrito). SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Prenome (org). Título da Coletânea em itálico. Local de Publicação: Editora, Data. (Intervalo de páginas).
Dissertações e teses:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo (em negrito). Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.
Trabalhos apresentados em congressos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do trabalho (em negrito) apresentado seguido da expressão. In: TÍTULO DO EVENTO, nº do evento, ano de realização, local (cidade de realização). Título do documento (anais, resumos, etc.). Local: Editora, ano de publicação. Página inicial – final da parte a ser referenciada.
Espaço destinado a dar visibilidade a história e ideias de pessoas com reconhecida atuação na área de relações étnicas, gênero e/ou diversidade sexual. Poderão compor esta seção fotos e materiais do entrevistado. Deve ter entre 10 e 15 páginas. Podendo ser realizadas, escritas e submetidas individualmente ou em coautoria, desde que um dos autores tenha, no mínimo, a titulação de Mestre. As entrevistas são submetidas à avaliação cega por pares.
Seção para recebimento de manuscritos que tenham relação com o tema definido para a seção pela Comissão organizadora do Dossiê da referida edição. Os textos devem ter entre 15 e 20 páginas. Podendo ser escritos e submetidos por autores com Doutorado e reconhecida atuação na área de relações étnicas, gênero e/ou diversidade sexual. A critério da Comissão, os autores poderão ser convidados para submeter o manuscrito, porém, os manuscritos desta seção são submetidos à avaliação cega por pares.
Seção para recebimento de manuscritos que tenham relação com a temática da revista (etnicidade, relações étnicas, gênero e diversidade sexual). Os textos devem ter entre 15 e 20 páginas. Podendo ser escritos e submetidos individualmente [para autores com titulação de Doutor(a)], ou em coautoria, desde que um dos autores tenha o título de Doutor. Os manuscritos desta seção são submetidos à avaliação cega por pares.
Seção para recebimento de manuscritos resultantes de pesquisas de Doutorado em andamento, que tenham relação com as discussões das temáticas da revista (etnicidade, relações étnicas, gênero diversidade sexual), em diferentes tempos e espaços e abordando diferentes grupos sociais. Deverão ser escritos e submetidos em coautoria com o(a) orientador(a). Os manuscritos desta seção são submetidos à avaliação cega por pares.
Espaço que contempla relatos de experiências desenvolvidas que tenham relação com as discussões das temáticas da revista (etnicidade, relações étnicas, gênero diversidade sexual), em diferentes tempos e espaços e abordando diferentes grupos sociais. Devem ser escritos entre 10 e 20 páginas. Podendo ser escritos e submetidos em coautoria, onde um dos autores tenha, no mínimo, o título de Mestre. Os manuscritos desta seção são submetidos à avaliação cega por pares.
Espaço para a divulgação de obras publicadas em no máximo um dois anteriores à edição da revista, ou seja, para uma publicação prevista para 2021, o livro deve ter sido publicado entre 2019 e 2020. A resenha deve ter no mínimo 4 e no máximo 8 páginas. Podendo ser escritos e submetidos no mínimo, por pessoas que estejam cursando o Mestrado. As resenhas são submetidas à avaliação cega por pares.
Ao submeter o manuscrito, o(s) autor(es) cede(m) os direitos autorais à ODEERE. Porém, após a publicação do artigo, os autores são autorizados e incentivados a postar seus trabalhos on-line, por exemplo, em repositórios institucionais, repositórios disciplinares (Research gate, Academia.edu) ou em seu site.
O artigo aceito para publicação será licenciado sob uma Licença da Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite que outros compartilhem o trabalho desde que seja dado o reconhecimento da autoria e publicação inicial da obra nesta revista.
Nos artigos publicados, será apresentada a informação abaixo:
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Os dados e conceitos abordados nos artigos e resenhas são da exclusiva responsabilidade do autor.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.