Anúncios

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS (DOSSIÊ TEMÁTICO) - LÍNGUA, CULTURA, ARTE E EDUCAÇÃO EM MARÉS TRANSATLÂNTICAS: DIÁLOGOS ENTRE BRASIL E MOÇAMBIQUE – Edição 2025.2

2025-09-08

Entre as ondas do Atlântico, línguas, culturas, artes, cores e sons atravessam fronteiras, levando e trazendo memórias, saberes e sonhos. Assim, Brasil e Moçambique se reconectam nessas marés, nem tão tranquilas, nem tão revoltas que, ao longo da história, fortalecem laços ancestrais. Nesse Xirê Epistêmico Decolonial (PASSOS; SILVA, 2022), o dossiê temático “Língua, Cultura, Arte e Educação em Marés Transatlânticas: diálogos entre Brasil e Moçambique” da ODEERE: Revista Internacional de Relações Étnicas (ISSN 2525-4715), edição 2025.2, convida pesquisadoras e pesquisadores a lançar âncoras e velas nesse mar de diálogos ao Sul-global (MEIGOS, 2022).

Saiba mais sobre CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS (DOSSIÊ TEMÁTICO) - LÍNGUA, CULTURA, ARTE E EDUCAÇÃO EM MARÉS TRANSATLÂNTICAS: DIÁLOGOS ENTRE BRASIL E MOÇAMBIQUE – Edição 2025.2

Edição Atual

v. 10 n. 1 (2025): Confluências Afropindorâmicas: currículos e didáticas insurgentes na educação
					Visualizar v. 10 n. 1 (2025): Confluências Afropindorâmicas: currículos e didáticas insurgentes na educação

ORGANIZADORES(AS) DO DOSSIÊ

Prof. Dr. Allan Rodrigues - (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Educação; Universidade Estácio de Sá - Programa de Pós-Graduação em Educação) – Brasil

Profa. Dra. Carolina Miranda de Oliveira - (Universidad de Zaragoza) - Espanha

Prof. Dr. Luís Paulo Cruz Borges - (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Brasil

Prof. Dr. Rafael Ferreira de Souza Honorato - (Universidade Estadual da Paraíba) - Brasil

 

Capa: Jacson Bomfim

Publicado: 2025-09-03

EXPEDIENTE

DOSSIÊ

  • Confluências afropindorâmicas: currículos e didáticas insurgentes na educação

    Allan Rodrigues, Carolina Miranda de Oliveira, Luís Paulo Cruz Borges , Rafael Ferreira de Souza Honorato
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17534
  • Memórias de intelectuais negros(as) e formação docente: diálogos entre Brasil e Moçambique

    Luiz Gustavo Santos da Silva, Francislene Cerqueira de Jesus, José Valdir Jesus de Santana
    15-31
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.16893
  • Saberes, ancestralidade e currículo na educação profissional e tecnológica: A extensão e novas rotas possíveis

    Tatiele Pereira de Souza
    32-54
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.16979
  • Corpo-Território e Saúde do Trabalhador: educação das relações étnico-raciais no ensino de Fisioterapia e Sociologia

    Fernanda Flávia Cockell, Denise da Costa Di Bartolo
    55-75
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17138
  • A componente curricular História da educação do negro/a na Unilab: do concurso negro e educação à uma proposição educacional

    Ivan Costa Lima
    76-95
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17184
  • Uma aula ou um coletivo? Educar é erguer existências e carregar corpos

    Nancy Lamenza Sholl da Silva, Maria Tavares Cavalcanti, Emiliano de Camargo David, Bruno Netto dos Reys
    96-107
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17216
  • O que dizem os artigos científicos sobre relações raciais e educação infantil no Brasil (2015-2022)?

    Waldemar Borges de Oliveira Júnior
    108-122
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17313
  • Circulação dos afetos no currículo escolar: entre a cozinha e a culinária, histórias e narrativas de mulheres professoras negras

    Maicelma Maia Souza
    123-143
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17229
  • Temas da literatura indígena voltada ao público infantil

    Manoilly Dantas de Oliveira
    144-163
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17423
  • Práticas insurgentes na educação em saúde em um curso de Medicina: confluências afropindorâmicas

    Maria Lidiany Tributino de Sousa
    164-177
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17391

ARTIGOS LIVRES

  • Ser mulher negra na docência universitária nas Ciências da Natureza: narrativas de existência e re(existência)

    Fabiana Correia Moura, Talamira Taita Rodrigues Brito
    178-198
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.16717
  • Entre o véu e a vela: uma análise do filme “O dia em que me tornei mulher” de Marziyeh Meshkini

    Ana Carolina Domingues, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa, Ana Maria Ricci Molina, Nilson Fernandes Dinis
    199-217
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.16903
  • Escrevivência e discurso em Olhos D’água de Conceição Evaristo: uma análise da representação dos corpos femininos negros

    Jeferson Luis Lima da Silva, Tânia Maria Gomes da Silva
    218-238
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.16930
  • Axé que cura: corpo, comunidade e ancestralidade nas terapêuticas de terreiro como práticas integrativas no SUS

    Katarine Laroche, Vitória Lopes, Ana Paula Rodrigues
    239-255
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17045
  • Contextos desencadeadores da cultura da violência contra a mulher na sociedade brasileira: um recorte teórico

    José Roberto Souza Ferreira, Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Sandra Suely de Oliveira Souza
    256-273
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17081
  • Sobre o racismo nestes tempos de encobrimentos

    Alfredo Guillermo Rajo Serventich
    274-285
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17111
  • Quando a pele fala: biologia, educação antirracista e reflexões sobre identidade

    Aline Silva, Francisco Prosdocimi
    286-306
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17299
  • Rios de aquilombar-se: a confluência das infâncias e dos saberes ancestrais através da pedagogia eco-ancestral

    Jhonatan Cardim Siqueira, Marcos Clóvis Fogaça
    307-324
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.16899

ENTREVISTA

  • (Re)encontro com a matriz africana: entrevista com babalorixá Baba Kaibi José Raimundo sobre respeito pela identidade religiosa

    Aline Paiva dos Santos, David Junior de Souza Silva
    325-334
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.16938
  • Memórias do axé: a jornada do Ilê Axé Iyá Já Funké Neto

    Steline Silva, Jussara Jacintho
    335-344
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.16954

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

  • Gênero, feminismo e direitos humanos em sala de aula: relato de uma experiência escolar

    Aparecida Dias Terras Gomes
    345-364
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.16891

RESENHAS

  • A terra dá, a terra quer

    calu teixeira coelho
    365-374
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v10i1.17387
Ver Todas as Edições