Do silêncio ao batuque: autoetnografia, reggae e blues no Recôncavo da identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v11i1.18597

Palavras-chave:

Autoetnografia, Recôncavo Baiano, Edson Gomes, Sine Calmon, Não-lugar, Masculinidade negra

Resumo

Este artigo, de natureza autoetnográfica, investiga os processos de construção identitária de um homem negro no Recôncavo Baiano, analisando a estranheza inicial em relação ao próprio corpo e o subsequente despertar mediado por encontros culturais. Diferentemente de narrativas centradas na vergonha, explora-se aqui uma desconexão silenciosa, onde os marcadores da negritude eram percebidos como fatos desconectados de um repertório existencial significativo. O trabalho propõe que essa experiência do "não-lugar" foi desestabilizada pelo diálogo com produções artísticas negras locais e globais. Centra-se na análise das obras do regueiro Edson Gomes, do poeta-cantador Sine Calmon e do inovador Baco Exu do Blues, compreendendo-os como intelectuais orgânicos do Recôncavo. Amplia esse diálogo para incluir o impacto do filme "Ó Paí, Ó", de Lázaro Ramos, na infância, e a fundamental mediação dos Racionais MC's na adolescência. Articulando essas vozes artísticas com os referenciais de Frantz Fanon, João Costa Vargas, Regina Marques de Oliveira, Reinaldo José de Oliveira e Osmundo Pinho, o texto traça um percurso que vai da estranheza em Muritiba/BA cidade marcada pelo apagamento sutil da presença negra ao confronto político e existencial em Cachoeira/BA epicentro da resistência e reinvenção negra na Bahia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Nobre dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário FACVEST (UNIFACVEST). Graduando em Direito pela Faculdade Brasileira do Recôncavo (FBBR). Membro dos Grupos de Pesquisa Sociedade Brasileira Contemporânea: Cultura, Democracia e Pensamento Social e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Interdisciplinaridade em Saúde.

Reinaldo José de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em (1998), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro/Pesquisador do Núcleo de Estudose Pesquisa em Psicologia e Interdisciplinaridade em Saúde NEPPINS).

Regina Marques de Souza Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Presidente de Honra do NEPPINS (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise, Identi-
dade, Negritude e Sociedade) e docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB). Possui doutorado em Psicologia, pós-doutorado no Instituto dos Mundos Afri-canos da EHESS/Paris e atua em pesquisas sobre saúde mental da população negra, psi-canálise e estudos da diáspora africana.

Referências

BLUES, Baco Exu do. Bluesman. https://www.youtube.com/watch?v=82pH37Y0qC8

CALMON, Sine. Canto pra Iemanjá. In: CALMON, Sine. Cachoeira em Cantos. [Álbum]. Independente, 2015.

FALCÓN, Bárbara. O Reggae de Cachoeira: Produção Musical em Um Porto Atlântico. (Obra mencionada em 2008 sobre a trajetória do artista e a cena reggae local).

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EdUfba, 2008.

GOMES, Edson. Filho de Zumbi. In: GOMES, Edson. Reggae Consciente. [Álbum]. Independente, 2012.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.

OLIVEIRA, Reinaldo José de; OLIVEIRA, Regina Marques de Souza. Origens da segregação racial no Brasil. Amérique Latine Histoire et Mémoire. Les Cahiers ALHIM. Les Cahiers ALHIM, n. 29, 2015.

OLIVEIRA, Regina Marques de. Corpos dóceis, subjetividades ajustadas: educação e disciplinamento racial no Brasil. São Paulo: Cortez, 2018.

OLIVEIRA, Reinaldo José de. Segregação racial e desigualdades urbanas nas cidades brasileiras: elementos para uma observação da necropolítica. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 12, n. 34, p. 131-156, 2020.

PINHO, Osmundo de Araújo. Etnografias do brau: corpo, masculinidade e raça na reafricanização em Salvador. Revista Estudos Feministas, v. 13, p. 127-145, 2005.

RACIONAIS MC'S. Nada como um dia após o outro dia. [Álbum]. Zimbabwe Records, 2002.

RAMOS, Lázaro (Co-criador e Ator). Ó Paí, Ó. Direção de Monique Gardenberg. [Filme]. Rio de Janeiro: Columbia Pictures do Brasil, 2007.

REIS, João José. Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos malês na Bahia em 1835. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.

VARGAS, João Costa. Juvenilização e produção da morte social: o genocídio do negro brasileiro. In: VARGAS, João Costa. Juvenilização e exclusão social. São Paulo: Cortez, 2014, p. 89-112.

Downloads

Publicado

2026-07-16

Como Citar

SANTOS, Iuri Nobre dos; OLIVEIRA, Reinaldo José de; OLIVEIRA, Regina Marques de Souza. Do silêncio ao batuque: autoetnografia, reggae e blues no Recôncavo da identidade. ODEERE: Revista Internacional de Relações Étnicas, Bahia, Brasil, v. 11, n. 1, p. 95–106, 2026. DOI: 10.22481/odeere.v11i1.18597. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/odeere/article/view/18597. Acesso em: 21 jul. 2026.