O pacto narcísico da branquitude
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v11i1.18553Palavras-chave:
Branquitude, Pacto Narcísico, Racismo InstitucionalResumo
Esta resenha analisa a obra O pacto da branquitude (2022), de Cida Bento, destacando sua relevância para os estudos críticos da branquitude no Brasil. Ao deslocar o foco do racismo do “outro racializado” para a branquitude como estrutura histórica de poder, a autora evidencia mecanismos subjetivos e institucionais que sustentam privilégios raciais por meio de pactos tácitos. A noção de “pacto narcísico” articula dimensões psíquicas e estruturais do racismo, constituindo contribuição central da obra. A resenha ressalta o diálogo com autoras(es) do campo das relações étnico-raciais e suas implicações educacionais e institucionais. Como possível desdobramento analítico, aponta-se a ampliação do diálogo com epistemologias negras e feministas. Conclui-se que o livro é ferramenta teórico-política relevante para problematizar a centralidade branca nas instituições.
Downloads
Referências
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. Companhia das Letras, São Paulo, 2022.
BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003.
CARDOSO, Lourenço. Branquitude acrítica e crítica: a supremacia racial e o branco anti-racista. Revista Latinoamericana de ciencias sociales, niñez y juventud. v. 8, n. 1, p. 607-630, 2010.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro brasileiro indaga e desafia as políticas educacionais. Revista da ABPN. v. 11, Ed. Especial - Caderno Temático: Raça Negra e Educação 30 anos depois: e agora, do que mais precisamos falar? p.141-162, 2019.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244, 1984.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. 2ª. Edição. Introdução de Antônio Sérgio Alfredo Guimarães. Apresentação de Leny Sato. Prefácio de Maria Aparecida da Silva Bento. São Paulo: Veneta, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 ODEERE: Revista Internacional de Relações Étnicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.