O estado da arte das pesquisas sobre mulheres negras na alfabetização de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v8i2.12224Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Mulheres negras, Estado da arteResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento do tipo “estado da arte, ou estado do conhecimento” das produções acadêmicas sobre mulheres negras em processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos. O inventário das produções, que teve como recorte temporal os anos de 2010 até 2020, foi realizado a partir dos catálogos de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), bem como os anais da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Nesse processo, constatou-se que embora tenha ocorrido uma ampliação na produção científica do campo, ainda é insipiente o número de produções que correlacionam a temática da alfabetização de mulheres negras coma EJA.
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