O estado da arte das pesquisas sobre mulheres negras na alfabetização de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i2.12224

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Mulheres negras, Estado da arte

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento do tipo “estado da arte, ou estado do conhecimento” das produções acadêmicas sobre mulheres negras em processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos. O inventário das produções, que teve como recorte temporal os anos de 2010 até 2020, foi realizado a partir dos catálogos de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), bem como os anais da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Nesse processo, constatou-se que embora tenha ocorrido uma ampliação na produção científica do campo, ainda é insipiente o número de produções que correlacionam a temática da alfabetização de mulheres negras coma EJA.

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Biografia do Autor

Mônica Clementino de Menezes, Prefeitura Municipal de Porto Seguro (BA) - Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro (BA). E-mail: monica-cmenezes77@hotmail.com

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil

Doutor e Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: adenilsoncunha@uesb.edu.br

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

de Menezes, M. C., & Cunha Júnior, A. S. (2023). O estado da arte das pesquisas sobre mulheres negras na alfabetização de jovens e adultos . ODEERE, 8(2), 92-120. https://doi.org/10.22481/odeere.v8i2.12224