Pensamento coreográfico: com um texto também se dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12266

Palavras-chave:

Arte negra, Coreografia, Corpo, Literatura, Memória

Resumo

O movimento, aqui transcrito enquanto coreografia, atua como metodologia para refletir sobre o papel do corpo na produção do conhecimento em sentido amplo: teórico-artístico-científico. Levando-se em consideração as relações entre dança, palavra e literatura, assim como as relações com outras artes, realizam-se considerações variadas, a partir de críticas da literatura e da cultura, buscando interpretações para um pensamento coreográfico negro.

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Biografia do Autor

Maria Dolores Sosin Rodriguez, Universidade Estadual de Santa Cruz - Brasil

Poeta, artista visual e pesquisadora. Professora da área de Literatura no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora e mestra em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou graduação em Letras com Língua Espanhola na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisa, estuda, atua e desenvolve trabalhos principalmente dentro dos seguintes temas e áreas: teoria da literatura; literatura brasileira; literatura contemporânea; literatura e outras artes; epistemologias, intelectualidades e artes negras. Integra o conselho editorial do Selo DasPretas (Editora Segundo Selo). É autora do livro-objeto "Procurem Luisa no Mercado de Arte Popular" (Estúdio Arumã, 2021) e uma das organizadoras dos livros "Feira de Santana Negra" (Editora Segundo Selo, 2021) e "Rasuras Epistêmicas das (Est)Éticas Negras Contemporâneas" (Organismo Editora e Grupo Rasuras, 2020). E-mail: falecomdolores@hotmail.com

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Rodriguez, M. D. S. (2023). Pensamento coreográfico: com um texto também se dança. ODEERE, 8(1), 131-151. https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12266