Ponderações sobre (des)segregação na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12283

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Educação, Segregação

Resumo

Pesquisando sobre a história da dessegregação no ensino superior nos Estados Unidos, confrontei-me com a luta de um afro-americano, James Howard Meredith, para ser admitido como aluno da Universidade do Mississippi - EUA em 1962. Esse fato desencadeou a curiosidade sobre como questões relacionadas à segregação no campo da educação, mas não apenas conteúdos raciais, estão sendo tratadas na atualidade. Para tanto, alguns estudos foram observados buscando evidências a respeito de fatos atuais (ou não tão atuais) e sobre os rumos que a educação contemporânea vem seguindo. É, de certa forma, no mínimo, surpreendente descobrir que uma espécie de apartheid está crescendo em nome do desempenho acadêmico.

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Biografia do Autor

Sueid Fauaze Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Possui graduação em Letras / Línguas Estrangeiras - Universidade Federal da Bahia - UFBA; especialização em Língua Inglesa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG; mestrado em Educação - University of Arkansas - Little Rock, USA; e doutorado em Educação/Ensino Superior, com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras - University of Arkansas - Little Rock, USA. Atualmente é professora na classe Titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Área de Línguas Estrangeiras e Literaturas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Faz parte do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação CNPQ/UESB. Experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, self-directedness, e produção de texto em língua inglesa. E-mail: sfauaze@uesb.edu.br

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Moreira, S. F. (2023). Ponderações sobre (des)segregação na educação. ODEERE, 8(1), 285-301. https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12283