Ponderações sobre (des)segregação na educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12283Palavras-chave:
Ações afirmativas, Educação, SegregaçãoResumo
Pesquisando sobre a história da dessegregação no ensino superior nos Estados Unidos, confrontei-me com a luta de um afro-americano, James Howard Meredith, para ser admitido como aluno da Universidade do Mississippi - EUA em 1962. Esse fato desencadeou a curiosidade sobre como questões relacionadas à segregação no campo da educação, mas não apenas conteúdos raciais, estão sendo tratadas na atualidade. Para tanto, alguns estudos foram observados buscando evidências a respeito de fatos atuais (ou não tão atuais) e sobre os rumos que a educação contemporânea vem seguindo. É, de certa forma, no mínimo, surpreendente descobrir que uma espécie de apartheid está crescendo em nome do desempenho acadêmico.
Downloads
Referências
BELL, D. Silent Covenants: Brown vs. Board of Education and the elusive quest for racial justice. New York: Oxford University Press, May, 2004.
BIGLER, R. S.; HAYES, A. R.; LIBEN, L. S. Analysis and evaluation of the rationales for single-sex schooling. Advances in Child Development Behavior, v. 47, p. 225-260, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/bs.acdb.2014.05.002
BRYAN, R. The influence of Tribal Colleges and Universities on Native American student persistence. New Directions for Student Services, v. 167, p. 49-62, 2019. DOI: https://doi.org/10.1002/ss.20320
CABLE, K. E.; SPRADLIN, T. E. Single-sex education in the 21st century. Education Policy Brief, v. 6, n. 9, 2008.
CARNEY, C. M. Native American higher education in the United States. New Brunswick, NJ: Transaction Publishers, 1999.
CARRA, P. R. A. Escola mista? Coeducação? Um desafio histórico para a educação de meninos e meninas. Cadernos de História da Educação, v. 18, n. 2, p. 548-570, maio/ago., 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-15
COHODAS, N. James Meredith and the integration of the Ole Mississippi. The Journal of Blacks in Higher Education, p. 112-122, 1997. DOI: https://doi.org/10.2307/2962922
CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2003.
CRUSTO, M. F. Federalism and civil rights: The Meredith case. National Black Law Journal, n. 11, p. 233, 1989.
DENNIS, M. The skillful use of higher education to protect white supremacy. The Journal of Blacks in Higher Education, p. 115-123, 2001. DOI: https://doi.org/10.2307/2678797
EAGLES, C. The price of defiance. James Meredith and the integration of Ole Miss. The University of North Carolina Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.5149/9780807895597_eagles
FINCO, D. Escolarização de meninos e meninas Brasileiros: o desafio da co-educação. Leituras e Resenhas, Pro-Posições 19, n. 1, abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072008000100021.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FRANCIS, B. Boys, girls and achievement. London: Routledge Falmer, 2000. https://doi.org/10.4324/9780203136454
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GUILLORY, J.; WARD, K. American tribal colleges and universities. In: GASMAN, M.; BAEZ, B.; SOTELLO TURNER, C. (ed.), Understanding minority serving institutions. New York, NY: SUNY Press, 2007. p. 91-110.
HARPER, S. R.; PATTON, L. D.; WOODEN, O. S. Access and Equity for African American Students in Higher Education: A Critical Race Historical Analysis of Policy Efforts. The Journal of Higher Education, v. 80, No. 4, p. 389-441. 2009. DOI: https://doi.org/10.1353/jhe.0.0052
HARPER, B. African American access to higher education: The evolving role of Historically Black Colleges and Universities. American Academic, v. 3, p. 109-227, 2019.
HARWARTH, I. Women's Colleges in the United States: History, issues, & challenges. Darby, PA: Diane Publishing Company, 1997.
INSTITUTE OF EDUCATION SCIENCES (IES). The Condition of Education 2019. Washington: National Center for Education Statistics, 2019. Disponível em: https://nces.ed.gov/pubs2019/2019144.pdf
KEPPEL, F. The emerging partnership of education and civil rights. The Journal of Negro Education, v. 34, n. 3, Education and Civil Rights in 1965, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/2294191
MARTÍNEZ, C. R.; GIL, M. G. Gender differences in school performance and attitudes toward school. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 741-761, jul./set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702235
McGEE, M. C. James Meredith: Warrior and the America that created him. Santa Barbara, California: Praeger, 2013.
MEAD, S. The truth about boys and girls. Washington, DC: Education Sector, June 2006. Disponível em: http://www.educationsector.org/usr_doc/ESO_BoysAnd Girls.pdf. Acesso em: 18 fev. 2023.
MERISOTIS, J. P.; MCCARTHY, K. Retention and student success at minority-serving institutions. In: GAITHER, G. H. (ed.). Minority retention: What works? (New Directions for Institutional Research, n. 125, p. 45-58). San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2005. DOI: https://doi.org/10.1002/ir.138
MUNIZ, H. Are There any All-Male Colleges Left? SAT/ACT Prep Online Guides and Tips, 2020. Disponível em: https://blog.prepscholar.com/all-male-colleges.
NASSER, A. The Difference Between Girls and Boys in Learning. ResearchGate, December 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication /311855897_The_Difference_Between_Girls_and_Boys_in_Learning.
NATIONAL ASSOCIATION FOR EQUAL OPPORTUNITY IN HIGHER EDUCATION (NAFEO). NAFEO Policy and Advocacy. 2021. Disponível em: https://www.nafeonation.org /advocacy/.
NEAR, C. Guide to women’s colleges. Collegewise 2021 Edition, 2021. Disponível em: https://go.collegewise.com/guide-to-womens-colleges. Acesso em: 11 fev. 2023.
RAYMOND III, J. H. A History of American Indian Tribal Colleges. Diss. Wilmington College, 2004.
RUDOLPH, F. The American Colleges and University: A History. New York, Alfred A. Knopf, Inc, 1962.
SAX, L. J.; RIGGERS, T. A.; EAGAN, M. K. The Role of Single-Sex Education in the Academic Engagement of College-Bound Women: A Multilevel Analysis. Teachers College Record, v. 115, n. 010302, jan. 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/016146811311500106
THE PRINCETON REVIEW. 8 Steps to help black families pay for college. 2014. Disponível em: http://www.princetonreview.com/college/research/articles
TRIBAL COLLEGE JOURNAL. Degree Programs at Tribal Colleges and Universities, 2019-2020. Disponível em: https://tribalcollegejournal.org/pdfs/Degree-Programs-at-Tribal-Colleges-and-Universities.pdf DOI: https://doi.org/10.4135/9781529714395.n595
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.