Ensaio aberto sobre modernismo e antinegritude
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12404Palavras-chave:
Mito de fundação, antinegritude, mito da democracia racial, literatura brasileiraResumo
A ideia de apresentar esse texto como um ensaio aberto visa tanto reforçar seu aspecto especulativo, como seu aspecto inconcluso. Nossa ideia é apontar a antinegritude como modo organizador dos mitos fundacionais do Brasil, buscando sugerir que há uma indissociabilidade entre o mito da democracia racial e os mitos de fundação. Para isso apontamos como origem do mito da democracia racial o romance Iracema de Alencar, e não as cenas modernistas que, para nós, atualizam os mitos, mas não os fundam. Para tanto, vamos discutir questões ligadas ao problema da dependência cultural e da produção da identidade nacional no modernismo brasileiro, buscando conectá-los brevemente com a produção de uma nacionalidade ligada a antinegritude.
Downloads
Referências
ALENCAR, José. Iracema. Osasco SP: Novo século editora, 2002.
AUGUSTO, Jorge. Modernismo negro: anotações sobre Lima Barreto e o modernismo de 22. In SACRAMEMTO, Luciana; ARAÚJO, Nerivaldo; PRADO, Thiago (orgs). As vozes do texto e as múltiplas perspectivas de leitura. Salvador: Edufba, 2018.
AUGUSTO, Jorge. Modernismo negro: oralituraa, aaamefricanidade e continnum em Lima Barreto. Tese de Doutorado. UFBA, 2020.
BARRETO, Lima. Cemitério dos vivos. São Paulo: Planeta do Brasil, 2004.
CÂNDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. 8. ed. São Paulo: TA Queiroz editor, 2002.
FREITAS, Henrique. O arco e a Arkhé: ensaios sobre Literatura e Cultura. Salvador. Ogum´s Toques Negros, 2016.
PATTERSON, Orlando. Escravidão e morte social: um estudo comparativo São Paulo: Edusp, 2008.
PINHO, Osmundo. O ciclo da morte e o materialismo estético. In. FLAUZINA, Ana; VARGAS, João. Motim - horizontes do genocídio antinegro na diáspora. Brasília: Brado Negro, 2017.
PINHO, Osmundo. Cativeiro: antinegritude e ancestralidade. Salvador: Segundo Selo, 2021.
SEYFERTH, G. (2002). COLONIZAÇÃO, IMIGRAÇÃO E A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL. Revista USP, (53), 117-149. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i53p117-149
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.