Peleja de Inácio contra o memoricídio dos saberes negros
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12410Palavras-chave:
Memoricídio, Peleja, humilhação, negroResumo
Este texto reflete sobre o memoricídio, consequente à presunção racial branca, como vestígio de operações para o genocídio dos corpos e das mentes negras a partir da Peleja de Inácio da Catingueira contra Romano. Sob o jogo discursivo da humilhação, já se encontrava a vontade brutal de destruição de qualquer traço, perspectiva, visão remanescente de saberes e culturas africanas ou descendentes, fossem de cunho material, simbólico, reflexivo, imagético, expressivo, na língua, no corpo. No embate, Inácio, negro, escravizado, já rebaixado sob a égide do sistema escravocrata, embate-se contra a tentativa presunçosa de aniquilamento perpetrada por seu oponente.
Downloads
Referências
ALCOFORADO, Doralice Fernandes Xavier. A escritura e a voz. Salvador: EGBA: Fundação das Artes, 1990.
BÁEZ, F. A história da destruição cultural da América Latina: da conquista à globalização. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2010.
BATISTA, F. d. C. Cantadores e poetas populares. João Pessoa, PB: Tipografia da Popular Editora, 1920.
BEIGUELMAN, Giselle. Memória da amnésia: políticas do esquecimento. São Paulo, SESC, 2019.
BENJAMIN, R. Oralidade Primária na memória da cantoria-de-viola: apologistas. Organon- Revista do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, jul. 2007.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico Trad. de Nathanael C. Caixeiro). Rio, Rocco, 1987.
CARVALHO, J. R. de. Cancioneiros do Norte. 2. ed. João Pessoa, PB: Livraria São Paulo, 1928.
COUTINHO, F. Violas e repentes, em prosa e verso. 2. ed. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1972.
ESCOBAR, Nuncia Gabriele Guimarães. Memoricído, genocídio e resistência: A trajetória de M.I.A e o Y da encruzilhada. Santa Maria, UFSM, 2022.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008.
LEWIN, Linda. Who was “O Grande Romano”? genealogical purity the indian “past”, and whiteness in Brazil’s Northeast backlands, 1750-1900 (artigo de 1941). In: Journal of LAtin American Lore, n.19,1996, p. 129-179.
LESSA, Orígenes. Inácio da Catingueira e Luís Gama: dois poetas negros contra o racismo dos mestiços. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982 (Literatura Popular em Verso, 3).
Luciany Aparecida Alves Santos. Inácio da Catingueira: a construção de um personagem negro na historiografia da literatura de cordel brasileira. In: Cadernos Imbondeiro. João Pessoa, v.1, n.1, 2010. P.1-8.
MBEMBE, Achille. Brutalismo. São Paulo: n.1 edições, 2021.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MISSIATO, Leandro Aparecido Fonseca. Memoricídio das populações negras no Brasil: atuação das políticas coloniais do esquecimento. IN: Revista Memória em Rede, Pelotas, v.13, n.24, Jan/Jul.2021, p.252-273.
MOTA, L. Cantadores. Poesia e linguagens do sertão cearense. Belo Horizonte, MG: Itatiaia, 2000.
MUNANGA, K. Negritude e identidade negra ou afrodescendente: um racismo ao avesso?. Revista da ABPN, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, 2012, p. 6-14.
NABUCO, J. Influência da escravidão sobre a nacionalidade. In: O abolicionismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2011.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016. 2aed.
PINTO, Mayra; COELHO, Sandino. Peleja histórica de Inácio da Catingueira e Romano Caluête: uma análise dialógica do repente brasileiro. Linha D’Água (Online), São Paulo, v. 33, n. 3, set.-dez. 2020, p. 247-265.
PIROLI, Diana. Notas sobre humilhação institucional: Rawls, MArgalit e Nussbaum. Florianópolis, UFSC, 2017,
TRAD, Leny A. Bomfim. Identidade, colonialidade e reconhecimento: intersecções que atravessam o corpo negro e as práticas de resistência no Brasil. In: TRAD, Leny A. Bomfim; SILVA, Hilton P; ARAÚJO, Edna Maria de; SILVA, Joilda; SOUSA, Alder M. De (org.). Saúde-doença-cuidado de pessoas negras: expressões do racismo e de resistência. Salvador: EDUFBA, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.