Travessias atlânticas: juventudes negras no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12414Palavras-chave:
juventude negra, política pública de juventude, educação socialResumo
Esse artigo apresenta parte do debate sobre Juventude no Brasil e em Portugal analisadas na pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal da Bahia-Faculdade de Educação (UFBA) e na Universidade de Lisboa- Instituto de Ciências Sociais (ICS) entre os anos de 2013 e 2017 (MORAES, 2017). Problematiza as relações entre juventude negra, políticas públicas e educação em comunidades de Salvador e Lisboa tomando como referencial estudos da Sociologia da Juventude. Através de pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica, o estudo de caso contrasta narrativas de gestores de políticas de juventude, educadores sociais, assim como de jovens negros brasileiros, portugueses e cabo-verdianos participantes de projetos de educação social. Intenta ainda dar visibilidade a retomada de políticas públicas para juventudes negras no Brasil como estratégia de enfrentamento do Estado ao genocídio da população negra brasileira.
Palavras-chave: juventude negra, políticas públicas e educação social.
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