Travessias atlânticas: juventudes negras no Brasil e em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12414

Palavras-chave:

juventude negra, política pública de juventude, educação social

Resumo

Esse artigo apresenta parte do debate sobre Juventude no Brasil e em Portugal analisadas na pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal da Bahia-Faculdade de Educação (UFBA) e na Universidade de Lisboa- Instituto de Ciências Sociais (ICS) entre os anos de 2013 e 2017 (MORAES, 2017). Problematiza as relações entre juventude negra, políticas públicas e educação em comunidades de Salvador e Lisboa tomando como referencial estudos da Sociologia da Juventude. Através de pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica, o estudo de caso contrasta narrativas de gestores de políticas de juventude, educadores sociais, assim como de jovens negros brasileiros, portugueses e cabo-verdianos participantes de projetos de educação social. Intenta ainda dar visibilidade a retomada de políticas públicas para juventudes negras no Brasil como estratégia de enfrentamento do Estado ao genocídio da população negra brasileira.

Palavras-chave: juventude negra, políticas públicas e educação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cândida Andrade de Moraes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia com período sanduíche no Instituto de Ciências Sociais- Universidade de Lisboa-Portugal. É professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia atuando como vice-coordenadora do colegiado de Pedagogia e gestora de Gênero e Diversidade na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis. Pesquisadora da área de Juventude Negra, Educação Social e Práxis de Ensino. É autora do livro "Mulher Raio". E-mail: candidamoraes@ufrb.edu.br

Juliana Andrade de Moraes , Colégio Militar de Salvador - Brasil

Mestra em Crítica Cultural (2013) - UNEB. Graduanda em Pedagogia; Pós-graduanda em Educação Digital (2021) - UNEB/UNEAD. Especialista em Psicopedagogia e Supervisão Escolar - (2021) - FAVENI; Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador. Segunda Tenente do Exército Brasileiro. Professora de Língua Portuguesa do Colégio Militar de Salvador. Pesquisadora da área de literatura e gênero. E-mail: juliana.ebportugues@gmail.com

Referências

ALMADA, Flávio. J. T. Z. Os discursos sobre a Cova da Moura: Uma análise crítica e exploratória a partir de alguns conceitos de Frantz Fanon. Dissertação de Mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2020. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21783

BRASIL, Secretaria Nacional de Juventude. Agenda juventude Brasil: quem são... como vivem... o que pensam e o que propõem os jovens brasileiros 2013: relatório preliminar resumido. Brasília, DF: Secretaria Nacional de Juventude, 2014. (Coleção Juventude; Série Juventude Informa, n.1).

DIREITOS da população jovem: um marco para o desenvolvimento. 2 ed. Brasília: UNFPA; Fundo de População das Nações Unidas, 2010.

FERREIRA, Vítor. Emprego e Desemprego. In: FIGUEREDO A. L.; SILVA C. L.; FERREIRA, V. S. (Org.). Jovens em Portugal: análise longitudinal de fontes estatísticas (1960-1997). Oeiras, POR: Celta, 1999.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Os filhos de África em Portugal: antropologia, multiculturalidade e educação. Lisboa: ICS, 2004.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

MORAES, Cândida Andrade de. Por uma Pedagogia Social: práticas pedagógicas em escolas para jovens em situação de privação de liberdade. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2011.

MORAES, Cândida Andrade de; LEIRO, Augusto Cesar Rios. Educação social e políticas públicas de juventude: experiências socioeducativas no Brasil e em Portugal. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 11, n. esp. 3, p.1626-1644, 2016.

MORAES, Cândida Andrade de. Educação social e políticas de juventude no Brasil e Portugal: experiências de jovens afrodescendentes / Cândida Andrade de Moraes. 2011f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

PADILLA, Beatriz. Recriando identidades juvenis entre jovens de descendência africana na Área Metropolitana de Lisboa. In: PAIS, J. M.; BENEDIT; FERREIRA, 2011 (Org.). Jovens e Rumos. Lisboa: ICS, 2011.

PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2003.

PAIS, J. M.; BENEDIT; FERREIRA, 2011 (Org.). Jovens e Rumos. Lisboa: ICS, 2011.

PNUD: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório de Desenvolvimento Humano 2014. Disponível em: PNUD: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório de Desenvolvimento Humano 2015.

VALA, Jorge (Org.). Simetria e Identidades: jovens negros em Portugal. Oeiras, POR: Instituto Português da Juventude, 1999.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

de Moraes, C. A., & de Moraes , J. A. (2023). Travessias atlânticas: juventudes negras no Brasil e em Portugal. ODEERE, 8(1), 152-175. https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12414