A terra tremeu dentro de mim e eu fiquei sem casa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12472

Palavras-chave:

Colonialidade, Autoetnografia, Escrevivências, Metodologias contra coloniais, Migração

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa e registro de grafites e pichações inscritas nas paredes de Lisboa, e que advém de produção artística e política urbana feita pela população negra portuguesa e imigrante, que habita a cidade. O resultado é esta escrevivência sobre o corpo negro [feminino] em relação - e em atividade - com a experiência de ser e de estar (em) Lisboa, pensando como essas marcas da cidade afetam corpos negros, inclusive o meu. Dada a oportunidade, e destinada ao reconhecimento de dados sobre o que é ser do outro lado do Atlântico, nesta cidade qualquer. Pelas ruas da Damaia, pelas ruas da Linha de Sintra, da Cova da Moura, vi o meu corpo em protagonismo com outros corpos. E desta visagem necessária, articulei uma série de imagens, que revelam as marcas de uma população igual a mim, e diferente a mim, registradas nas paredes dessas cidades específicas, que moram e habitam a Lisboa dourada, das gentrificações, dos turistas em excesso e dos muitos pequenos mundos internos - que a constroem e alimentam. Lavagem, grafitagem, gravidez, sacudimentos e enxertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Zenun, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Referências

DUSSEL, Enrique. 2006. Transmodernidad e interculturalidad, In Filosofía de la cultura y la liberación, México: UNAM.

GORJÃO, Joana. Vinte e duas associações de afro-descendentes queixam-se de Portugal à ONU. Artigo publicado no Público, em 5 de Dezembro de 2016, no endereço https://www.publico.pt/2016/12/05/sociedade/noticia/xxxx-associacoes-de-afrodescendentes-enviam-carta-a-onu-a-criticar-estado 1753485.

HENRIQUES, Isabel. Os africanos em Portugal - História e Memória Séculos XV-XXI. Mercado de Letras Editores, Lda. 2011.

LANÇA, Marta. Tópicos sobre cinema africano. Artigo publicado no site Rede Angola, no dia 03.12.2014, no endereço http://www.redeangola.info/especiais/condicoes-de-producao-do-cinema-africano/.

MOMBAÇA, Jota. O mundo é meu trauma. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 11, página 20 - 25, 2017.

REIS, Carolina. "Cláudia Caldeirinha: As mulheres foram apagadas da fotografia da História", publicada no dia 09.09.2017 e disponível no endereço http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-09-09-Claudia-Caldeirinha--As-mulheres-foram-apagadas-da-fotografia-da-Historia.

TINHORÃO, José Ramos. Os negros em Portugal: uma presença silenciosa / José Ramos Tinhorão. - 2ª ed. - Lisboa : Caminho, 1997. - Colecção Universitária).

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Zenun, M. (2023). A terra tremeu dentro de mim e eu fiquei sem casa. ODEERE, 8(1), 192-202. https://doi.org/10.22481/odeere.v8i1.12472