Primeira década (2009-2019) de ações afirmativas aos indígenas na UESB: uma leitura a partir de dados institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.12998

Palavras-chave:

Ação afirmativa, Política de Educação Superior, Povos indígenas

Resumo

Já se passou uma década desde que as ações afirmativas foram implementadas no Brasil, e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia as promove desde 2009. Ao longo desses primeiros 10 anos, dezenas de indígenas ingressaram e se formaram nessa instituição. Nosso objetivo é refletir sobre esse contexto a partir de dados institucionais, estabelecendo comparações com outros segmentos que também acessam a universidade, bem como dados de outras instituições de ensino superior. Apesar da política e do bom desempenho acadêmico, o número de indígenas beneficiados ainda está aquém da oferta e se concentra especialmente em alguns cursos da área de saúde.

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Biografia do Autor

Francislene Cerqueira de Jesus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - DCHL - UESB - Jequié. Doutora em Educação, pela Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação; Bolsista no Programa Doutoramento Sanduíche no Exterior(PDSE), com fomento da CAPES, na Universidade do Minho (Portugal); Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), graduação em Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialização em Libras: Docência e Interpretação pela Faculdade Santo Agostinho (FACSA) e em Educação Inclusiva pela Faculdade Santo Agostinho (FACSA), Granduanda em História (FAVENI), Proficiente em Língua Brasileira de Sinais com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) Secretaria de Educação Especial (SEESP) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do projeto de Extensão " Libras: a língua nas mãos da UESB", pesquisadora do Grupo de Estudos em Teritorialidades da Infância e formação docente (GESTAR-UESB), pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Educação à Diversidade (UESB), colaboradora do Grupo de Estudos Linguisticos da Língua Brasileira de Sinais (GELIBRAS- UESB). Colaboradora no Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal).

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Pinto, D. C. S., & Cerqueira de Jesus, F. (2023). Primeira década (2009-2019) de ações afirmativas aos indígenas na UESB: uma leitura a partir de dados institucionais. ODEERE, 8(3), 178-199. https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.12998