O Sistema Wayuu de Resolução de Conflitos e a Tomada de Decisão: Liderança Educacional Intercultural
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.13577Palavras-chave:
Identidade cultural, Interculturalidade, Liderança educacional, Resolução de conflitos, WayuuResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a liderança educacional intercultural e abordar a resolução de conflitos nas escolas sob a perspectiva da regulação Wayuu como alternativa. Aborda a resolução de conflitos na escola a partir de modelos alternativos, especificamente, as normas Wayuu. Para que essa liderança docente promova a valorização da diferença, o respeito e o diálogo de saberes como mecanismo de promoção da identidade cultural. O trabalho foi realizado no departamento de La Guajira, Colômbia, durante nossa estada lá para o ditado de cursos, oficinas e seminários sobre educação intercultural para professores de diferentes áreas do departamento entre 2017-2022. A pesquisa é formalizada a partir do paradigma qualitativo, com base no método etnográfico. Os dados coletados para fazer a reflexão pertinente neste trabalho, são produto das atividades realizadas e de nossas experiências com os professores Wayuu. Conclui-se que os professores Wayuu devem contribuir para a preservação das normas Wayuu de resolução de conflitos no contexto educacional, entendendo que uma convivência saudável implica também ter que recorrer a normas inclusivas. Isso promoverá a liderança a partir da matriz étnico-cultural.
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