O Dendê, a Bahia, as políticas de desenvolvimento, o racismo e seus paradoxos

Autores

  • André Souza dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.13859

Palavras-chave:

desenvolvimento;, tecnologia;, esquecimento;, políticas públicas

Resumo

Este artigo se propõe a analisar principalmente o fenômeno de escasseamento na produção de azeite de dendê da espécie Dura (que é originalmente africano) na Bahia; trata dos problemas agrários e agrícolas da Costa do Dendê no Baixo Sul baiano e do seu esquecimento nos processos de financiamento agrícola e desenvolvimento tecnológico. Desde de 2021 a escassez do óleo, tão precioso em tantas esferas culturais e comerciais na Bahia vem causando bastante discussão entre povos de santo, as baianas de acarajé, restaurantes, produtores rurais, intelectuais e a imprensa baiana.  A possibilidade de uma redução permanente das quantidades disponíveis do azeite de dendê vem deixando aqueles que precisam dele em seus rituais e na sua culinária muito preocupados. Talvez possa se partir do pressuposto de que o azeite de dendê representa muito pouco ou quase nada para a Bahia, pelo menos em matéria de consciência pública, e uma vez estabelecido o paradoxo, determinar que o dendê representa a Bahia em sua totalidade! O fato de estar chegando ao limite da sua sustentabilidade, demostra a negligencia e o esquecimento de políticas públicas em seus processos de desenvolvimento na maneira como historicamente ele vem sendo tratado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A Floresta derrubada pelo dendê. A Provincia de Papua Ocidental na Indonésia tem uma das maiores florestas do mundo e, no entanto, está sendo ameaçada. https://stories.hypeness.com.br/a-floresta-derrubada-pelo-dende/. Acesso em: 20 de maio de 2023.

BOLINI, Eugenia Valero. Controle sanitário do azeite de dendê (Elaeis guineensis Jacquin) industrializado no estado da Bahia. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

BRAGA, Odilon; FILGUEIRAS Márcia. O azeite de dendê, seu uso na gastronomia e o potencial registro de indicação geográfica (ig) da costa do dendê (BA). (UFBA/Escola de Nutrição/Gastronomia) (UFBA/Escola de Nutrição/Gastronomia), 2018.

Como o óleo de palma se tornou a fonte de gordura mais odiada e usada do mundo. https://noticias.ambientebrasil.com.br/redacao/traducoes/2021/06/25/171522-como-o-oleo-de-palma-se-tornou-a-fonte-de-gordura-mais-odiada-e-usada-do mundo.html?utm_source=ambientebrasil&utm_medium=jornal_diario. Acesso, 05-05-2023.

FERNANDES, Ittana de Oliveira Lins. Avaliação energética e ambiental da produção de óleo de dendê para biodiesel na região do baixo sul, Bahia. (Dissertação de mestrado) Ilhéus: UESC, 2009.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. 15a. ed. São Paulo, Editora Nacional, 1977.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ba&tema=lavourapermanente2007. Acesso em: 23 maio 2018.

IBGE, 2018. https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/dende/ba). Acesso em: 10 julho 2024.

LODY, Raul. Dendê: símbolo e sabor da Bahia. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.148 p.

METROPOLES. Ouro líquido explora populações negras e indígenas no Brasil. https://www.metropoles.com/materias-especiais/ouro-liquido-producao-de-dende-explora-populacoes-negras-e-indigenas-no-brasil-2. Acesso em 15 abril 2023.

MOVIMENTO SALVE O DENDÊ. Texto base para o Desenvolvimento de Políticas Públicas entregue ao Governo do Estado da Bahia. Fevereiro de 2023.

Nossos Ancestrais Resistem: dendês artesanais da Bahia são apontados como únicos no Brasil. https://www.gnnews.com.br/noticia/4287/dendes-artesanais-da-bahia-sao-apontados-como-unicos-no-pais. Acesso, 20-04-2023.

Sem dendê a Bahia pode fechar? rsrsrsrsr. Crise já chegou ao Rio. https://lulacerda.ig.com.br/sem-dende-a-bahia-pode-fechar-rsrsrsr-crise-ja-chegou-ao-rio/.

TERPI, Território, Propriedade Intelectual e Patrimônio. Grupo de Pesquisa, Instituto de Geociência Salvador, UFBA, 2022.

RODRIGUES, Caíque Silva. Azeite de dendê encapsulado: confecções de tablets como inovação tecnológica para a gastronomia afro-baiana. 40f. 2017. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em gastronomia) – Escola de Nutrição – Departamento das Ciências dos Alimentos, Universidade Federal da Bahia, Salvador – BA, 2017.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Souza dos Santos, A. (2024). O Dendê, a Bahia, as políticas de desenvolvimento, o racismo e seus paradoxos. ODEERE, 9(2), 166-179. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.13859