Os desafios para pedagogias antirracistas numa perspectiva geo-biopolítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.13894

Palavras-chave:

Implementação da Lei 10.639, Geopolítica, Biopoder, Colonialidade do Poder, Escola Pública

Resumo

Este trabalho pretende analisar a implementação do Art. 26-A (Lei 9394/96), na escola pública brasileira, buscando contribuir com os debates sobre os desafios que impedem a presença ou não da cultura africana, afro-brasileira e indígena, nos currículos escolares. Analisamos que os pensamentos se transformam em práticas de governamentalidade, para a qual a geopolítica associa-se ao biopoder, catalisando estratégias de controle social. Nesta questão, valemo-nos do conceito da colonialidade do poder para discutir as identidades demandadas e articuladas, e de como o racismo estrutural transita em suas várias dimensões. Assim, o percurso metodológico passa pela análise de artigos sobre o tema, tomando as publicações do ano de 2023, quando a legislação completa 20 anos. A leitura conduz ao pensamento racial de alguns intelectuais sobre a formação social brasileira, concluindo se manter uma prática pedagógica de homogeneidade social e cultural no espaço escolar. Nela, o mito da democracia racial está ainda vigorando como perspectiva histórico-cultural pós abolição da escravidão, engendrando assim uma geopolítica de longa duração, que se faz pela negação das identidades no cotidiano escolar e preservação da ordem social.

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Biografia do Autor

Lourdes de Fátima Bezerra Carril, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003) e estágio em pós doutorado na Faculdade de Educação da USP (Fundamentos da Educação). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba). Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: comunidades quilombolas, territorialidade, segregação espacial, social e racial urbana, educação e cultura.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Carril, L. de F. B. (2023). Os desafios para pedagogias antirracistas numa perspectiva geo-biopolítica. ODEERE, 8(3), 9-28. https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.13894