Os desafios para pedagogias antirracistas numa perspectiva geo-biopolítica
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.13894Palavras-chave:
Implementação da Lei 10.639, Geopolítica, Biopoder, Colonialidade do Poder, Escola PúblicaResumo
Este trabalho pretende analisar a implementação do Art. 26-A (Lei 9394/96), na escola pública brasileira, buscando contribuir com os debates sobre os desafios que impedem a presença ou não da cultura africana, afro-brasileira e indígena, nos currículos escolares. Analisamos que os pensamentos se transformam em práticas de governamentalidade, para a qual a geopolítica associa-se ao biopoder, catalisando estratégias de controle social. Nesta questão, valemo-nos do conceito da colonialidade do poder para discutir as identidades demandadas e articuladas, e de como o racismo estrutural transita em suas várias dimensões. Assim, o percurso metodológico passa pela análise de artigos sobre o tema, tomando as publicações do ano de 2023, quando a legislação completa 20 anos. A leitura conduz ao pensamento racial de alguns intelectuais sobre a formação social brasileira, concluindo se manter uma prática pedagógica de homogeneidade social e cultural no espaço escolar. Nela, o mito da democracia racial está ainda vigorando como perspectiva histórico-cultural pós abolição da escravidão, engendrando assim uma geopolítica de longa duração, que se faz pela negação das identidades no cotidiano escolar e preservação da ordem social.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Sílvio. O que é Racismo Estrutural? 1ª. Ed. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
AMUSQUIVAR, Érika L.; PASSOS, Rodrigo Duarte F. dos. A gênese da geopolítica e sua difusão na história mundial. In: Rev. Bras. Est. Def. v. 5, nº 1, jan./jun. 2018. p.19-40. DOI: https://doi.org/10.26792/rbed.v5n1.2018.75055
BASÍLIO, Ana Carolina Paula. (De)Formados pela Pele: A Escola-Periférica e a Escola Excepcional Fragmentada como (Re) Produtoras de Desigualdades. 2020. 251 fls. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana). PPGGeo/UFSCar, Sorocaba, 2020.
BASTIDE, Roger e FERNANDES, Florestan. Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo. 1ª. Ed. São Paulo: Anhembi, 1955.
BECKER, Bertha Koiffmann. A Geografia e o Resgate da Geopolítica. In: Espaço Aberto, PPGG - UFRJ, V. 2, N.1, 2012. p. 117-150. DOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2012.2079
BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Altera a Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Modificada pela Lei N.º 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília: SECAD, 2010.
CIRQUEIRA, DIOGO MARÇAL. Raízes Nefastas do Pensamento Geográfico no Brasil: Meio, Raça e Nação em Oliveira Viana. In: Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 19. p. 1-21, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i19.673.
DUARTE, Ewerton Batista. LEI 10.639/03 na Educação Básica: Uma Proposta Literária para as Aulas de Inglês. In: SOUZA Jr., Manuel Alves de; RANGEL, Tauã Lima Verdan. (orgs). 20 Anos da Lei 10.639/03 e 15 Anos da Lei 11.645/08. Avanços, Conquistas e Desafios. Itapiranga, SC: Schreiben, 2023 (e-book). p. 145-158. DOI: https://doi.org/10.29327/5200565
FERREIRA, Michele Guerreiro Ferreira; JANSSEN, Felipe da Silva. Teorias Pós-Colonialistas e Currículo: Apontamentos para construção de uma pedagogia decolonial e antirracista. In: Revista TOMO, São Cristóvão, v. 42, e17890, 2023. DOI: https://doi.org/10.21669/tomo.v42i
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: Curso dado no Collège de France (1975-1976). 1ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FUINI, Lucas Abigalini. Território e poder em Michel Foucault: propondo um diálogo com a Geografia. In: Geografares, 27. Universidade Federal do Espírito Santo, 2018. DOI: https://doi.org/10.7147/GEO27.19128
GATTI, Luciano. Constelações – crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Loyola, 2009
GUITARRARA; Leandro Bozzola; SANTOS, Sibele Gabriela dos. Desafios da educação antirracista em sua implementação. In: Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.16, n.9. p. 17227-17237, 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.9-202
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. 1ª. Ed. Londrina: Editora Planta, 2004.
LIPMAN, Pauline. A educação e o direito à cidade. A intersecção de políticas urbanas, educação e pobreza. In: APPLE, Michael W; BALL, Stephen J; GANDIN, Luís Armando (orgs). Sociologia da Educação. Análise Internacional. 1ª. Ed. Porto Alegre, RS, 2013. p. 268-279.
MACHADO, Carlos Eduardo Dias. População Negra e Escolarização na Cidade de São Paulo nas Décadas de 1920 e 1930. 154 fls. Dissertação (Mestrado em História). FFLCH/USP, São Paulo, 2009.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. 3. Ed. São Paulo: n-1 edições, 2019.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1, 2018.
MIGNOLO, Walter D. A Geopolítica do Conhecimento e a Diferença Colonial. In: Revista Lusófona de Educação, 48, 2020. p. 187-224. DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle48.12
NOGUEIRA, Oracy. Família e comunidade, um estudo sociológico de Itapetininga. Rio de Janeiro: INEP/Brasil/MEC/Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, 1962.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade Negra. 1ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso - Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. p. 117-142.
RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; KAZTMAN, Ruben. (orgs). A cidade contra a escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Letra Capital: FAPERJ; Montevidéu, Uruguai: IPPES, 2008.
ROSA, Érica Alessandra Paiva; LEITE, Suely. O Revide da Língua: A decolonização do Pensamento na Poética do Slam. In: Revista Terceira Margem, v. 27, n. 51, 2023. DOI: https://doi.org/10.55702/3m.v27i51.50496
SANTOS, Ana Carla Ferreira dos. Um Espelho Coberto Não Tem o Que Refletir: Reflexões Acerca das Leis Nº. 10.639/2003 E 11.645/2008 na Atualidade Brasileira. BRASILEIRA. In: SOUZA Jr., Manuel Alves.; RANGEL, Tauã Lima Verdan (orgs.). 20 Anos da Lei 10.639/03 e 15 Anos da Lei 11.645/08. Avanços, Conquistas e Desafios. Itapiranga, SC: Schreiben, 2023. (e-book). p. 13-28. DOI: https://doi.org/10.29327/5200565
SANTOS, Milton. Por Uma Outra Globalização. Do Pensamento Único à Consciência Universal. 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SCHWARCZ, Lília M.; STARLING, Heloísa. Brasil: Uma Biografia. 1ª. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SCHWARCZ, Lília M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário. Cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
SCHWARCZ, Lília M. O Espetáculo das Raças. Cientistas, Instituições e Questão Racial no Brasil (1870-1930). 1ª. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SILVA, Geraldo; ARAÚJO, Márcia. Da interdição escolar às ações educacionais de sucesso: escolas dos movimentos negros e escolas profissionais, técnicas e tecnológicas. In: ROMÃO, Jeruse. História da Educação do Negro e outras histórias. Organização Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. (Coleção Educação para Todos). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005. p. 65-78.
SILVA, Lívia Maria Nascimento Silva. A Ordem Jurídico-Política do Direito à Igualdade Racial no Brasil Após a Promulgação da Constituição de 1988: Perspectivas e Desafios. In: RECIMA21 - Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologia. v.4, n.5, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3217
SOUZA, Silvaney Rubens Alves de; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão; FOSTER, Eugénia da Luz Silva. Quilombo e memória: o projeto Identidade Cultural na escola David Miranda em Santana-AP. In: Interfaces da Educação. Paranaíba, V. 13, N. 39. p. 63- 86, 2023. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7654
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.