Cidades, Saúde e Agroecologia em Territórios Afro-Indígenas: desafios para o século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.14177

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Apresentação do Dossiê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Suama Ngola Marques, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Psicanalista, mestre, doutora e pós-doutora em psicologia e saúde mental da população negra, indígena e da diáspora africana no Brasil e na França. Esteve como Pesquisadora Convidada no Instituto dos Mundos Africanos em Paris (Bolsista Capes, 2016) com a colaboração e convite realizado por Elikia M'Bokolo na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris/França). Professora Associada IV , supervisora de Estágio Clínico no Centro de Ciências da Saúde da UFRB/ Psicologia. Professora Permanente do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade da UESB-Jequié/BA. Eleita Coordenadora (2022-2024)  do GT Psicologia e Relações étnico raciais da Associação Nacional de Pesquisa, Ensino e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP). Mam'etu no Nzo Lemba Tatea Moxicongo Tumba Junssara. Organizadora dos livros Quilombos: psicologia, saúde e outras visões, 2019; Pedagogias e Tecnologias em Quilombos: Conquistas e novos desafios;  Cenários da Saúde da População Negra no Brasil: diálogos e pesquisas, 2021 e do Livro autoral premiado pela Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura Psicanálise Infantil e Racismo: saúde mental nas relações étnico-raciais, 2023.

Lourdes de Fátima Bezerra Carril, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003) e estágio em pós doutorado na Faculdade de Educação da USP (Fundamentos da Educação). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba). Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: comunidades quilombolas, territorialidade, segregação espacial, social e racial urbana, educação e cultura.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Marques, R. S. N., Carril, L. de F. B., & Barbosa, F. S. (2023). Cidades, Saúde e Agroecologia em Territórios Afro-Indígenas: desafios para o século XXI. ODEERE, 8(3), 1-8. https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.14177