O estudo das imagens da educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.14864

Palavras-chave:

estética, regime de visibilidade, parte do sensato, imagens performativas, educação inclusiva

Resumo

O presente trabalho analisa algumas tensões chaves no estudo das imagens da educação inclusiva. Sua dimensão estética encontra uma alta fertilidade analítica através do sintagma ‘estética do discurso’. Este rótulo desempenha um papel central no pensamento de Rancière, cujos significados estéticos se jogam nos dispositivos de reorganização da experiência sensata, explorando a naturalidade dos gestos, dos olhares e dos sussurros das palavras e dos registros imagéticos com aqueles que entramos em contato para interagir com um determinado fenômeno. O poder da imaginação da educação inclusiva é altamente configurado, o que ajuda a diversificar os tópicos que informam parte de seu pensamento sensato. Outras das potencialidades de sua imaginação envolvem sua capacidade de criar diversos tipos de imagens. Além disso, a educação inclusiva é uma imagem composta de muitas outras imagens. É através da imaginação que, esta, é a forma específica do mundo e dos processos educativos. O trabalho apresenta uma metodologia de revisão documental crítica. Entre suas principais conclusões, destaca-se a necessidade de assumir o estudo estético da educação inclusiva, implantar um processo de reconsideração e/ou tradução do atributo ‘político’ no mais profundo de nosso aparelho imaginativo e/ou perceptivo. Se observarmos, além disso, a educação inclusivamente constrói um código intelectual que tende a desestabilizar sua ordem de dominação ou aparelho de ficção que subjugou a compreensão autêntica de seus signos. Trata-se de aprender a desvendar o regime específico de pensamento que ele constrói, para poder entrar nele, para utilizar outras formas de ver e pensar sobre algo

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Biografia do Autor

Aldo Ocampo González, Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva

Teórico de la educación inclusiva y crítico educativo. Director fundador del Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva (CELEI). Posee, además, un Post-doctorado en Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares por el Instituto de Educación de la Universidad Federal Rural de Río de Janeiro (UFRRJ), Brasil, Postdoctorado en Descolonización del Lenguaje y de la Lingüística en el Sur Global: ontologías relacionales, pluriversalidad y territorios de la diferencia por la Universidad de Antioquía (UdeA), Colombia y Postdoctorado en Construcción Visual y Semiótica de la Educación Inclusiva: tensiones onto-políticas y metodológicas en el Sur Global, Centro Regional de Formación Docente e Investigación Educativa (CRESUR), México. Co-dirige el Grupo de Investigación Latinoamericano sobre Educación Inclusiva (GILEI). Profesor de Postgrado (Postdoctorado, Doctorado y Maestría) en diversas universidades de Latinoamérica.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

González, A. O. (2024). O estudo das imagens da educação inclusiva. ODEERE, 9(2), 5-22. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.14864