Cosmopoéticas para reimaginação
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.14984Palavras-chave:
Patrimônio. Cultura afro-brasileira. Asili. Lei 10639. Literatura pretafricana.Resumo
O texto a seguir dividido em três partes visa fazer, a partir de uma breve digressão histórica, onde elenco os elementos possibilitadores da compreensão de legado africano, cultura e patrimônio, situando os dois primeiros fora do close errado de tratar a maafa como o marco histórico dos povos africanos e o último dentro do seu bojo civilizatório que é o ethos euro-ocidental. Na segunda parte, O Legado Africano vem primeiro, faço uma discussão sucinta do conceito situando-o ao tempo que descrevo alguns trabalhos acadêmicos em seu bojo teórico. Em sua terceira parte, O conceito de patrimônio sob crítica no cruzo com Legados Africanos, subdivide-se em três seções. Em Contemporaneidades do patrimônio eu destrincho discussõoes contemporâneas ao respeito do patrimônio bem como de manifestações e conflitos em que ele seja o foco e, de outro lado, a seção Reimaginação onde estabeleço as conexões possíveis entre o legado africano e ilustrado na literatura pretafricana (quilombista). Na seção três, Um legado afro-jequieense, eu reinterpreto meus dados da pesquisa de mestrado dando centralidade ao desdobramento da categoria legado africano em legado afro-jequieense.
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