Olhares e conexões culturais sobre o Caruru do ODEERE
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15019Palavras-chave:
Culturas Afro-brasileira, Festejos Tradicionais, Fotografia, Linguagens VisuaisResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência a partir de fotografias dos festejos do Caruru do ODEERE/UESB com vistas às demandas do grupo de pesquisa em Linguagens Visuais e Cultura, na época vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade (PPGDCI) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O propósito é a documentação visual e dialogar com as imagens do caruru do ODEERE na busca de significados culturais, que se ancoram nos legados dos povos afro-brasileiros. Esses festejos acontecem na última semana de setembro, celebração sincrética de Cosme e Damião, Erês, Wunjes e Ibejis. O evento de influência religiosa, mantém o cunho de festas populares para atender as atividades acadêmicas de pesquisas e extensão. Oportunidade quando a comunidade tradicional, professores, alunos e a população em geral comparecem ao banquete, contribuindo com seu brilho e diversidade. A metodologia utilizada foi a Antropologia Visual, relatos construídos pela observação participante e registros fotográficos. Os resultados permitem identificar elementos simbólicos que protagonizam sincretismo religioso, com vistas às manifestações culturais do legado africano; bem como o significado cultural da imagem e fotografias que acompanham a evolução dos festejos.
Downloads
Referências
CANÇÃO NOVA. A verdadeira história de São Cosme e São Damião. https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/verdadeira-historia-de-sao-cosme-e-sao-damiao/#:~:text=Na%20Igreja%20Cat%C3%B3lica,e%20das%20faculdades%20de%20medicina.&text=Senhor%2C%20dai%2Dnos%20uma%20f%C3%A9,e%20no%20amor%20aos%20irm%C3%A3os
Collier Jr., John. Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa. São Paulo: EPU/EDUSP, 1973.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 2004
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1991
FERREIRA, Edson Dias. Linguagens Visuais e Cultura: a interfaces possíveis com a proposta do Odeere. ODEERE: Formação docente, linguagens visuais e legados africano no Sudoeste baiano. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014.
FERREIRA, Edson Dias. Festa Baiana: religiosidade e consumo no ambiente festivo. OLIVEIRA, Reinaldo José de; OLIVEIRA, Regina Marques de Souza (orgs). Dilemas da Raça. São Paulo: Alameda, 2017.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.
JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
MORIN, Edgar. O enigma do homem. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979.
NASCIMENTO, Washington Santos. História, Educação e Legado Africano. ODEERE: Formação docente, linguagens visuais e legados africano no Sudoeste baiano. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014.
RAMOS, Arthur. As culturas negras: introdução à antropologia brasileira. Rio de Janeiro, Guanabara: Livraria Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1949.
SANTANA, Marise de. ODÊ ERÊ: Espaço de Construção do Conhecimento Afro-brasileiro. ODEERE: Formação docente, linguagens visuais e legados africano no Sudoeste baiano. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014.
SILVA NETO. Antonio Argolo. Culturas regionais e identidade brasileira. Revista Mundo Jovem. São Paulo, 2005.
SILVA NETO, Antonio Argolo. A fotografia como interface da educação visual na escola. Retratos da Infância na Escola, Editora Nó Cego: Jequié/BA, 2016.
THOMPSON, John Brookshire. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
THOMPSON, John Brookshire. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
TITÃS. Comida. 2 É Demais. CD de música. Gravadora Warner Music Brasil Ltda, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.