Olhares e conexões culturais sobre o Caruru do ODEERE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15019

Palavras-chave:

Culturas Afro-brasileira, Festejos Tradicionais, Fotografia, Linguagens Visuais

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência a partir de fotografias dos festejos do Caruru do ODEERE/UESB com vistas às demandas do grupo de pesquisa em Linguagens Visuais e Cultura, na época vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade (PPGDCI) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).  O propósito é a documentação visual e dialogar com as imagens do caruru do ODEERE na busca de significados culturais, que se ancoram nos legados dos povos afro-brasileiros. Esses festejos acontecem na última semana de setembro, celebração sincrética de Cosme e Damião, Erês, Wunjes e Ibejis. O evento de influência religiosa, mantém o cunho de festas populares para atender as atividades acadêmicas de pesquisas e extensão. Oportunidade quando a comunidade tradicional, professores, alunos e a população em geral comparecem ao banquete, contribuindo com seu brilho e diversidade. A metodologia utilizada foi a Antropologia Visual, relatos construídos pela observação participante e registros fotográficos. Os resultados permitem identificar elementos simbólicos que protagonizam sincretismo religioso, com vistas às manifestações culturais do legado africano; bem como o significado cultural da imagem e fotografias que acompanham a evolução dos festejos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Argolo Silva Neto, Prefeitura Municipal de Jequié

Antonio Argolo Silva Neto. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Especialista em Antropologia da Cultura Afro-Brasileira e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). https://orcid.org/0009-0003-2787-244X E-mail: dxargolo@yahoo.com.br

Servidor público lotado na Prefeitura Municipal de Jequié. Autor do livro Imagens do Rádio, colabora como Professor da extensão e nas pesquisas relacionadas ao grupo de estudo Linguagens Visuais, Memória e Culturas

Referências

CANÇÃO NOVA. A verdadeira história de São Cosme e São Damião. https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/verdadeira-historia-de-sao-cosme-e-sao-damiao/#:~:text=Na%20Igreja%20Cat%C3%B3lica,e%20das%20faculdades%20de%20medicina.&text=Senhor%2C%20dai%2Dnos%20uma%20f%C3%A9,e%20no%20amor%20aos%20irm%C3%A3os

Collier Jr., John. Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa. São Paulo: EPU/EDUSP, 1973.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 2004

ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1991

FERREIRA, Edson Dias. Linguagens Visuais e Cultura: a interfaces possíveis com a proposta do Odeere. ODEERE: Formação docente, linguagens visuais e legados africano no Sudoeste baiano. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014.

FERREIRA, Edson Dias. Festa Baiana: religiosidade e consumo no ambiente festivo. OLIVEIRA, Reinaldo José de; OLIVEIRA, Regina Marques de Souza (orgs). Dilemas da Raça. São Paulo: Alameda, 2017.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

MORIN, Edgar. O enigma do homem. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979.

NASCIMENTO, Washington Santos. História, Educação e Legado Africano. ODEERE: Formação docente, linguagens visuais e legados africano no Sudoeste baiano. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014.

RAMOS, Arthur. As culturas negras: introdução à antropologia brasileira. Rio de Janeiro, Guanabara: Livraria Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1949.

SANTANA, Marise de. ODÊ ERÊ: Espaço de Construção do Conhecimento Afro-brasileiro. ODEERE: Formação docente, linguagens visuais e legados africano no Sudoeste baiano. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2014.

SILVA NETO. Antonio Argolo. Culturas regionais e identidade brasileira. Revista Mundo Jovem. São Paulo, 2005.

SILVA NETO, Antonio Argolo. A fotografia como interface da educação visual na escola. Retratos da Infância na Escola, Editora Nó Cego: Jequié/BA, 2016.

THOMPSON, John Brookshire. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

THOMPSON, John Brookshire. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

TITÃS. Comida. 2 É Demais. CD de música. Gravadora Warner Music Brasil Ltda, 1997.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Argolo Silva Neto, A. (2024). Olhares e conexões culturais sobre o Caruru do ODEERE. ODEERE, 9(2), 343-360. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15019

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS