Arte e saúde: expressão do cuidar/cuidado humano em uma pintura da Renascença
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15027Palavras-chave:
Arte, saúde, cuidar/cuidado humano, Renascimento, iconografiaResumo
RESUMO
Este artigo apresenta informações de um estudo iconográfico – pautado no campo da abordagem qualitativa, orientado pela questão “quais as representações do cuidar/cuidado humano presentes em uma pintura da Renascença?” – cujo objetivo foi identificar a(s) representação(ões) do cuidar/cuidado humano expressa(s) por uma pintura renascentista. A arte desenvolvida no Renascimento teve um caráter científico devido aos conhecimentos da Matemática, Física, e outras áreas, inseridos nela. Os resultados do estudo da imagem produzida por material artístico – iconografia – permitiram, através da análise iconográfica, desvelar o cuidar/cuidado humano sob a forma de compaixão como sendo o verdadeiro significado da pintura O Bom Samaritano (1550-1570) de Jacopo Bassano. Outras variantes de cuidar/cuidado foram identificadas, confluindo para a representação do cuidar/cuidado manifestação da vida.
Palavras-chave: Arte, saúde, cuidar/cuidado humano, Renascimento, iconografia
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 1210 p.
ALVES, Maria da Conceição Amaral; SANTOS, Robérico Celso Gomes dos. Desenho: comunicação e expressão gráfica. In: SANTOS, Robérico Celso Gomes dos; SILVA, Marcelo João Alves da. (Orgs.). Desenho: abordagens, concepções e teorias. Feira de Santana: Ed. Desenho Forma e Simbolismo, 2017. p. 1-19.
BASSANO, Jacopo. O Bom Samaritano. 1 pintura. http://mdsac. blogspot.com/2007_07_01_archive.html. Acesso em: 03 maio 2008.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 199 p.
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991. 80 p.
CRISTÓVÃO, Manuela. O outro lado da representação. In: TRINCHÃO, Gláucia Maria Costa. (Org.). Desenho & visualidades. Coleção Desenho, Cultura e Interatividade. v. 2. Salvador: EDUFBA; Feira de Santana: UEFS Editora, 2015, p. 15-28.
HALLAWELL, Philip. À mão livre: a linguagem do desenho. 14. ed. 1. v. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1994. 91 p.
HIRATA, Marisa Correia. Iconografia e enfermagem – por que e como? Online Brazilian Journal of Nursing, v. 2, n. 2, p. 16-20, 2003. http://www.uff. br/nepae/objn202hirata.htm. Acesso em: 03 mar. 2008.
LELOUP, Jean-Yves. Cuidar do ser: Fílon e os terapeutas de Alexandria. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 150 p.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.
OGUISSO, Taka. Trajetória histórica e legal da enfermagem. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2007.
PORTO ALEGRE, Maria Sylvia. Reflexões sobre iconografia etnográfica: por uma hermenêutica visual. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. (Orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006, p. 75-112.
PY, Ligia; OLIVEIRA, Ana Claudia. Humanizando o adeus à vida. In: PESSINI, Leo; BERTACHINI, Luciana (Orgs.). Humanização e cuidados paliativos. São Paulo: Loyola, 2004, p. 135-147.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras Ltda., 2005. 222 p.
SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. 4. ed. São Paulo: Atual, 1986. 82 p.
WALDOW, Vera Regina. Cuidado humano: o resgate necessário. 2. ed. Porto Alegre, RS: Sagra Luzzato, 1999.
WALDOW, Vera Regina. O cuidado na saúde: as relações entre o eu, o outro e o cosmos. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 130-158.
WALDOW, Vera Regina. Cuidar: expressão humanizadora da enfermagem. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.