Itãs bordados na pele: a representação de Iemanjá na construção do corpo-território de Rachel Reis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15046

Palavras-chave:

itãs, Iemanjá, arkhé, semiótica

Resumo

No contexto da indústria cultural, os mitos e narrativas mitológicas desempenham um papel crucial na construção da identidade visual de muitos artistas. Na trajetória de Rachel Reis, uma cantora e compositora baiana natural de Feira de Santana, é notável a integração dos símbolos e ícones relacionados aos itãs da orixá Iemanjá em sua identidade artística. No ensaio fotográfico produzido especificamente para a revista Glamour em fevereiro de 2024, a artista revela elementos visuais que ajudam a compreender a sua identidade e conexão com a divindade marítima iorubá. Ao explorar o conceito de arkhé, conforme definido por Muniz Sodré (2005) como a base primordial que impulsiona a cultura e os rituais dos orixás, este trabalho busca investigar como a artista utiliza esses elementos, destacados especialmente nas fotos da revista Glamour, para construir sua identidade visual. Essa análise será embasada em uma abordagem semiótica, seguindo os princípios estabelecidos por Martine Joly.

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Biografia do Autor

Marcos Welinton Freitas das Mercês, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade UNEF, mestrando em Desenho, Cultura e Interatividade na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), é autor dos livros Símbolos de Poder: manual para criação de marca (2021) e O pouso do pássaro negro (2022).

Eduardo Oliveira Miranda, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuo no Departamento de Educação, onde contribuo como docente permanente do Mestrado em Educação - PPGE/UEFS, assumindo o componente curricular Corpo-território e Educação Decolonial. Professor permanente do Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade - PPGDCI/UEFS. Possuo Licenciatura em Geografia e Pedagogia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS. Doutorado em Educação - UFBA. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - NEIM/UFBA. Especialista em Ensino de Geografia - UCAM. Especialista em Educação Ambiental com Enfase em Espaços Educadores - UFBA. Desenvolvo produções na área da Educação Decolonial com ênfase em: Cultura, Raça, Gênero, Sexualidade, Classe, Territorialidades. Coordeno o Grupo de Pesquisa Corpo-Território, Educação e Decolonialidade (CNPq). Investigador na Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadoras Negr@s (ABPN). Editor Adjunto e Membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Libertários da UFRJ. Membro do NEABI/UEFS.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Mercês, M. W. F. das, & Miranda, E. O. (2024). Itãs bordados na pele: a representação de Iemanjá na construção do corpo-território de Rachel Reis. ODEERE, 9(2), 261-272. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15046