Imagem e afro-baianidade: indicadores de pertencimento entre estudantes do Curso de Áudio e Vídeo do ICEIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15085

Palavras-chave:

Afro-baianidade, Imagem, Pertencimento

Resumo

Imagem e afro-baianidade percorre a construção de conhecimento a partir de elementos indicativos de pertencimento entre estudantes do Curso de Áudio e Vídeo do ICEIA ao investigar visualmente vestígios do modo de se perceber afro-baiano no espaço definido pelo ambiente escolar. A ideia de refletir acerca do outro e, desse modo, poder permitir identificá-lo, se vê amparada nas discussões de Sodré (1998) no que tange à cultura a partir da relação do homem com o seu real e nesse contexto analisa aspectos da formação da sociedade brasileira e suas culturas, em particular a afro-brasileira, na qual se insere a cultura afro-baiana.[...]; no sentido de imagem descrito por Abbagnano(2012) como espelho que identifica algo ou alguém. A percepção do modo dos estudantes de PAV do ICEIA se perceberem e serem percebidos enquanto cidadãos (as) nascidos e residentes em Salvador na contemporaneidade, inicialmente, parte de uma produção videográfica a partir da primeira tentativa de aproximação com referido público após observações prévias. Posteriormente, a imagem fotográfica atua como mediadora na relação com os participantes, na busca por traços de pertencimento afro-baiano. A percepção do pertencimento entre os participantes autodeclarados afro-baianos (as) a partir de suas falas indicaram elementos de pertencimento dentro das categorias: imagem, cultura, memória e identidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Dias Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Turismóloga, Mestra em Desenho e Cultura, Realizadora Audiovisual, Educadora e Oficineira. A atuação profissional envolve o ensino da disciplina: Fotografia e Edição de Imagens e realização de oficinas; pesquisa sobre a cultura afro-baiana de Salvador a partir da mediação por imagens fotográficas  e videográficas;produção de curtas metragens no contexto das narrativas negras; comunicação visual por meio de elementos visuais.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

ALEGRE, Maria Sylvia Porto. Reflexões sobre iconografia etnográfica: por uma hermenêutica visual. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam Lifchitz Moreira. Desafios da Imagem. Marília: Papirus, 1998.

BONZATTO, Eduardo Antônio. Algumas cidades da África contemporânea: rituais e experiências no bifronte tradição versus modernidade. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, n. 2, p. 1-14, 2012. https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9513. Acesso em: 20 de junho de 2024.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Identidade e etnia. São Paulo. Editora Brasiliense, 1986.

CASTRO, Janio Roque Barros de. As questões identitárias e as especificidades culturais da Bahia expressas na literatura e na musicalidade: um olhar geográfico. Geotextos, v.10, n.1, p. 105-126, jul. 2014.

COLLIER JÚNIOR, John. Antropologia Visual: a fotografia como método de pesquisa. Colecção: Antropologia e Sociologia. Pedagógica e Universitária, E.P.U, 1973.

CRAVO NETO, Mario. Fotografia Profissional: Fotografia Sutil da Arte Religiosa de Mário Cravo Neto. (parte 3). jan, 2020. https://www.cravoneto.com.br. Acesso em: 10 de novembro de 2021.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus,1993.

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Tradução de Renée Levié. Rio de Janeiro: DIFEL, 1998.

FERREIRA, Edson Dias. Fé e Festa nos Janeiros da Bahia. 2004. Tese (Doutorado) – Curso- Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

FERREIRA, Edson. Desenho Fotografia e Cultura na Era da Informática. TRINCHÃO, Maria Gláucia Costa (org.). Coletânea Desenho e Visualidades. Salvador: EDUFBA; Feira de Santana: UEFS, 2015, p. 39-50.

FERREIRA, Edson Dias. Desenho Conhecimento: em direção à construção de sua epistemologia. In: PACHECO, Lílian Miranda Bastos; TRINCHÃO, Gláucia Maria Costa. Tempo de cultura e linguagem: reflexões sobre a área do conhecimento do desenho e algumas implicações. Salvador: EDUFBA, 2017.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Tradução de Fanny Wrobel. Rio de Janeiro: Jorge Zarah, 1978.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade Negra e Formação de Professores/as: Um Olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan./jun./2003.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

HALL, Stuart. Da Diáspora: e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas- SP: Papirus, 1996.

MENEZES, Ulpiano Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, nº 45, p. 11-36, jul. 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORIN, Edgar. O enigma do homem. Tradução de Fernando Castro Ferro. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

NEGREIROS, Luis Vidal Gomes. Desenhismo. Santa Maria, Rio Grande do Sul: Editora da UFSM, 1996.

Obras de Carybé. https://www.unifor.br/-/obras-de-hector-carybe-da-fundacao-edson-queiroz-sao-objeto-de-estudo-de-pesquisadora-da-ufrj.

PINHO, Vilma Aparecida de; SILVA, Maria Madalena Silva da. Iolanda Oliveira :trajetória, concepções e contribuições para uma educação antirracista na sociedade brasileira. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1–19, jan/dez., 2022.

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. 2 ed. Francisco Alves Editora S.A: Rio de Janeiro,1988.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Dias Ferreira, L. (2024). Imagem e afro-baianidade: indicadores de pertencimento entre estudantes do Curso de Áudio e Vídeo do ICEIA. ODEERE, 9(2), 273-287. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15085