Produção digital: imagem e diáspora contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15090

Palavras-chave:

Labimagem, Linguagens visuais e tradição afro-brasileira, Produção digital

Resumo

A discussão que este tema enseja traz um caráter muito particular no que diz respeito à mediação para produção de acervos visuais. Esta atividade não é nova, na sua história, por um bom tempo, esteve vinculada a ação de profissionais da Arquivologia, biblioteconomia e museologia só para citar alguns ramos da ação humana nas quais a preocupação com este tipo de produção quase sempre constituiu área de interesse. Com a popularização da internet a simples menção ao termo LabIMAGEM traz consigo um mosaico de conhecimentos que dão suporte ao sentido da ação ensejada  por um equipamento desses. O propósito deste trabalho é trazer um pouco da experiência acumulada e do aprendizado desenvolvido para tornar essa idéia/ empreendimento possível no discurso corrente na área das Ciências Sociais e, conseqüentemente, do Grupo de pesquisa, Linguagens Visuais Memória e Cultura que a ela se vincula. Por outro lado traz como propósito também criar meios de acessibilidade para trabalhos cujo tema enseje abordar questões da influência e tradição afrobrasileiras, como também a pessoas e/ou grupos que a esta identidade étnica se filiem. Chegar até aqui não constituiu um acaso, daí porque o titulo do trabalho: PRODUÇÃO DIGITAL: O papel da imagem na diáspora contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Dias Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente sou professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, fotografia, imagem, memória coletiva, etnicidade e festa. A partir do ano 2000, procurando me aproximar da discussão acerca da cultura produzi o projeto de pesquisa Arte Negra: Desenho de uma realidade contribuindo para a formação cultural da Bahia , com o qual fui aceito para realizar doutoramento em Ciências Sociais Antropologia pela PUC-SP. A partir de então, passei a integrar o Diretório de pesquisa Relações Raciais: Memória, Imaginário e Identidade, coordenado pela Professora Doutora Terezinha Bernardo, do qual tenho participado das atividades. Dessa aproximação resultou a tese: Fé e Festa nos Janeiros da Cidade da Bahia: São Salvador. Após a conclusão do doutorado organizei e coordeno dois grupos de pesquisa com os quais venho discutindo as temáticas desenho e cultura e linguagens visuais, memória e cultura cujas linhas integram o Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, Mestrado Acadêmico, da Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia. No presente momento integro o quadro do referido Programa como professor permanente. Em 2012 conclui o Pós-doutorado em Ciências Sociais _ Antropologia na PUC-SP sob a supervisão da Professora Doutora Josildeth Gomes Consorte.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi, 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 2000.

AMORIM, Robson Bastos. Relatos imagéticos/fotográficos: as culturas feirenses expressas na figura dos mascarados do Bando Anunciador. Dissertação (Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CASASÚS, José Maria de. Teoria da imagem. Tradução: Nestor de Souza. Rio de Janeiro: Salvat editora do Brasil S.A, 1979

CULLIER JÚNIOR, Jonh. Antropologia Visual: a fotografia como método de pesquisa. São Paulo: EPU/Edusp, 1973.

DUBOIS, Philipe. O ato fotográfico. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.

FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam Lifchitz Moreira (Orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências Sociais. Campinas: Papirus, 1998.

FERREIRA, Edson Dias. Fé e festa nos janeiros da Cidade da Bahia: São Salvador. Tese (Doutorado em Ciências Sociais, Antropologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

GURAN, Milton. Agudás: os “brasileiros do Benim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1996.

MONTE-MÓR, Patrícia. No garimpo do nitrato: a experiência da mostra internacional do filme etnográfico. In: Bela Feldman-Bianco, Mirian Lifchitz Moreira Leite (orgs.). Desafios da Imagem: Fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências Sociais. – Campinas, S.P: Papirus, 1998.

MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. A travessia do calunga grande: três séculos de imagens sobre o negro no Brasil (1637-1899). São Paulo: Editora da Universidade de são Paulo, 2000.

OLIVEIRA, Italva Figueredo de. Lucas da Feira: a construção do mito na história em quadrinhos. Dissertação (Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.

OMAR, Arthur. Antropologia da face gloriosa. São Paulo: Cosac e Naif, 1997.

PAIM, Camila Machado. Santo Antônio Rogai por nós: desenho, memória e fotografia na comunidade Tanque de Senzala-BA. Dissertação (Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.

PAIXÃO, Ronaldo dos Santos da. Acontece que são baianos: das fotorreportagens de Pierre Verger ao desenho das páginas da revista O Cruzeiro, traçando sentidos. Dissertação (Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.

SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. 2ed. São Paulo: Hucitec / Senac, 2005.

SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas Ciências Sociais. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam Lifchitz Moreira (orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998.

SANTAELLA, Lúcia. Imagem. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 1999.

SILVA, Jocileide Cruz da. Imagens da festa de Santana: Terra ideal de Nanan-Burucu. Dissertação (mestrado em Desenho Cultura e Interatividade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.

SILVA, Rubens Ribeiro Gonçalves da. Manual de digitalização de acervos: textos, mapas e imagens fixas. Salvador: EDUFBA, 2005.

VERGER, Pierre. Retratos da Bahia -1946 a 1952. Salvador: Corrupio, 1980.

VILLEGAS, Alex. O controle da cor: gerenciamento de cores para fotógrafos. Santa Catarina: Editora Photos, 2009.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Ferreira, E. D. (2024). Produção digital: imagem e diáspora contemporânea. ODEERE, 9(2), 94-113. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15090