Produção digital: imagem e diáspora contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15090Palavras-chave:
Labimagem, Linguagens visuais e tradição afro-brasileira, Produção digitalResumo
A discussão que este tema enseja traz um caráter muito particular no que diz respeito à mediação para produção de acervos visuais. Esta atividade não é nova, na sua história, por um bom tempo, esteve vinculada a ação de profissionais da Arquivologia, biblioteconomia e museologia só para citar alguns ramos da ação humana nas quais a preocupação com este tipo de produção quase sempre constituiu área de interesse. Com a popularização da internet a simples menção ao termo LabIMAGEM traz consigo um mosaico de conhecimentos que dão suporte ao sentido da ação ensejada por um equipamento desses. O propósito deste trabalho é trazer um pouco da experiência acumulada e do aprendizado desenvolvido para tornar essa idéia/ empreendimento possível no discurso corrente na área das Ciências Sociais e, conseqüentemente, do Grupo de pesquisa, Linguagens Visuais Memória e Cultura que a ela se vincula. Por outro lado traz como propósito também criar meios de acessibilidade para trabalhos cujo tema enseje abordar questões da influência e tradição afrobrasileiras, como também a pessoas e/ou grupos que a esta identidade étnica se filiem. Chegar até aqui não constituiu um acaso, daí porque o titulo do trabalho: PRODUÇÃO DIGITAL: O papel da imagem na diáspora contemporânea.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi, 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 2000.
AMORIM, Robson Bastos. Relatos imagéticos/fotográficos: as culturas feirenses expressas na figura dos mascarados do Bando Anunciador. Dissertação (Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
CASASÚS, José Maria de. Teoria da imagem. Tradução: Nestor de Souza. Rio de Janeiro: Salvat editora do Brasil S.A, 1979
CULLIER JÚNIOR, Jonh. Antropologia Visual: a fotografia como método de pesquisa. São Paulo: EPU/Edusp, 1973.
DUBOIS, Philipe. O ato fotográfico. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.
FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam Lifchitz Moreira (Orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências Sociais. Campinas: Papirus, 1998.
FERREIRA, Edson Dias. Fé e festa nos janeiros da Cidade da Bahia: São Salvador. Tese (Doutorado em Ciências Sociais, Antropologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
GURAN, Milton. Agudás: os “brasileiros do Benim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1996.
MONTE-MÓR, Patrícia. No garimpo do nitrato: a experiência da mostra internacional do filme etnográfico. In: Bela Feldman-Bianco, Mirian Lifchitz Moreira Leite (orgs.). Desafios da Imagem: Fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências Sociais. – Campinas, S.P: Papirus, 1998.
MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. A travessia do calunga grande: três séculos de imagens sobre o negro no Brasil (1637-1899). São Paulo: Editora da Universidade de são Paulo, 2000.
OLIVEIRA, Italva Figueredo de. Lucas da Feira: a construção do mito na história em quadrinhos. Dissertação (Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.
OMAR, Arthur. Antropologia da face gloriosa. São Paulo: Cosac e Naif, 1997.
PAIM, Camila Machado. Santo Antônio Rogai por nós: desenho, memória e fotografia na comunidade Tanque de Senzala-BA. Dissertação (Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.
PAIXÃO, Ronaldo dos Santos da. Acontece que são baianos: das fotorreportagens de Pierre Verger ao desenho das páginas da revista O Cruzeiro, traçando sentidos. Dissertação (Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. 2ed. São Paulo: Hucitec / Senac, 2005.
SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas Ciências Sociais. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Míriam Lifchitz Moreira (orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998.
SANTAELLA, Lúcia. Imagem. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 1999.
SILVA, Jocileide Cruz da. Imagens da festa de Santana: Terra ideal de Nanan-Burucu. Dissertação (mestrado em Desenho Cultura e Interatividade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.
SILVA, Rubens Ribeiro Gonçalves da. Manual de digitalização de acervos: textos, mapas e imagens fixas. Salvador: EDUFBA, 2005.
VERGER, Pierre. Retratos da Bahia -1946 a 1952. Salvador: Corrupio, 1980.
VILLEGAS, Alex. O controle da cor: gerenciamento de cores para fotógrafos. Santa Catarina: Editora Photos, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.