Linguagens visuais e cultura: entrevista com o Prof. Edson Dias Ferreira sobre a importância cultural e legado acadêmico e social do LabImagem na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15256

Palavras-chave:

Cultura, Laboratório de imagem, Linguagem visual, População afro-brasileira

Resumo

A  entrevista  descrita neste texto foi realizada com  o  professor  doutor  Edson Dias Ferreira, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) na Bahia. O  roteiro  foi  previamente  enviado  e após verificadas as possibilidades de realização, agendamos a data da entrevista pela Plataforma do Google Meet. A presente sugestão de leitura, tem por objetivo, compor  reflexões  acerca dos temas linguagens visuais e cultura na perspectiva do Professor Edson, e como elas tiveram influência na sua vida acadêmica como um todo, ressaltando a importância das linguagens audiovisuais e cultura nas manifestações culturais da população afro-brasileira, no processo de formação, ensino e práxis docente, enriquecendo a experiência educacional e proporcionando diferentes formas de expressão e aprendizado para as gerações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacson da Silva Bomfim, ODEERE

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Graduando em História (UniCV). Tem interesses nas áreas temáticas da educação infantil, história antiga e memória.

Edson Dias Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Graduado em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, fotografia, imagem, memória coletiva, etnicidade e festa.

Referências

BOAVENTURA, Edivaldo Machado. A Construção da Universidade Baiana. Salvador: Edufba, 2009. https://static.scielo.org/scielobooks/4r/pdf/boaventura-9788523208936.pdf.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003.

LEMOS, Jaqueline de Jesus. O desenho da feira livre a partir das memórias dos feirantes de Conceição do Jacuípe - BA. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade). Letras, Artes e Linguística. Vol. 1. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana. 2022.

LIMA, Jefferson Parreira de. Feira em Festa (Documentário). Vimeo, 8 de ago. de 2016. 1 vídeo (5min e 36seg). https://vimeo.com/178097660.

PAIXÃO, Ronaldo dos Santos da. Acontece que são baianos: das fotorreportagens de Pierre Verger ao Desenho das páginas na revista O Cruzeiro, traçando os sentidos. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade). Antropologia. Vol. 1. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana. 2015.

SANTANA, Marise de; FERREIRA, Edson Dias; NASCIMENTO, Washington Santos; SILVA NETO, Antonio Argolo (orgs.). ODEERE: formação docente, linguagens visuais e legado africano no sudoeste baiano. Vitória da Conquista, Edições UESB, 2014.

TV Olhos D'Água. PAIM, Camila. Exposição lugares de vivência. Youtube, 6 de fev. de 2020. Feira de Santana: TV UEFS. 1 vídeo (1min e 58seg). https://www.youtube.com/watch?v=BvYjciq7o6A.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

da Silva Bomfim, J., & Dias Ferreira, E. (2024). Linguagens visuais e cultura: entrevista com o Prof. Edson Dias Ferreira sobre a importância cultural e legado acadêmico e social do LabImagem na Universidade Estadual de Feira de Santana. ODEERE, 9(2), 306-322. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i2.15256