Comunidade Barroso (Camamu - BA) pós 2008: a certificação e a nova configuração de quilombo

Autores

  • Ana Angélica Leal Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0002-0370-202X
  • Emily Alves Cruz Moy Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade
  • Flavia Querino da Silva Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v0i1.1541

Palavras-chave:

Identidade, Quilombo, Símbolo

Resumo

Este trabalho é parte de um estudo etnográfico em andamento no mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade, período entre 2015-2017 com crianças da Comunidade Quilombola Barroso, município de Camamu-Bahia. Para construção dos dados foram realizadas pesquisas de campo, análises documentais, leituras de periódicos, livros e pesquisas online. Durante as observações pretendeu-se investigar como se dá o processo de construção identitária das crianças, tendo como objetivos específicos conhecer como os estudantes expressam sua identidade na escola e analisar de que forma as relações estabelecidas na escola influenciam na construção identitária das crianças.  Para além da escola, visitamos outros espaços por considerar importante e necessário conhecer como elas se relacionam, direcionando este primeiro olhar para o contexto sócio-histórico, político e cultural da comunidade.

Palavras chave: Identidade. Quilombo. Símbolo.

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Fundação Cultural Palmares. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?page_id=88&estado=BA. Acesso em 28 de maio de 2015, às 13:30.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Barbosa, A. A. L., Cruz Moy, E. A., & da Silva, F. Q. (2016). Comunidade Barroso (Camamu - BA) pós 2008: a certificação e a nova configuração de quilombo. ODEERE, 1(1), 214-231. https://doi.org/10.22481/odeere.v0i1.1541