Comunidade Barroso (Camamu - BA) pós 2008: a certificação e a nova configuração de quilombo
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v0i1.1541Palavras-chave:
Identidade, Quilombo, SímboloResumo
Este trabalho é parte de um estudo etnográfico em andamento no mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade, período entre 2015-2017 com crianças da Comunidade Quilombola Barroso, município de Camamu-Bahia. Para construção dos dados foram realizadas pesquisas de campo, análises documentais, leituras de periódicos, livros e pesquisas online. Durante as observações pretendeu-se investigar como se dá o processo de construção identitária das crianças, tendo como objetivos específicos conhecer como os estudantes expressam sua identidade na escola e analisar de que forma as relações estabelecidas na escola influenciam na construção identitária das crianças. Para além da escola, visitamos outros espaços por considerar importante e necessário conhecer como elas se relacionam, direcionando este primeiro olhar para o contexto sócio-histórico, político e cultural da comunidade.
Palavras chave: Identidade. Quilombo. Símbolo.
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