Entre Jezabel e Virgem Maria: representações de gênero em vídeos de prevenção ao HIV em Angola
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v1i2.1566Palavras-chave:
relações de gênero, cristianismo, prevenção ao HIV/Aids, ÁfricaResumo
O presente artigo procura demonstrar a convergência entre o discurso religioso e o governamental em campanhas de prevenção ao HIV em Angola. Para tanto, utilizo-me de uma análise dos vídeos produzidos para o programa governamental de prevenção ao HIV da Televisão Pública de Angola, o “Stop Sida”. Pretendo demonstrar que a partir deles procura-se produzir sujeitos culpados, especialmente quando se tratam de mulheres, associando a infecção pelo vírus ao pecado, à condenação divina e à responsabilidade individual. Tal associação perpetua a violência contra a mulher e mantém intacto o dispositivo social que faz delas as maiores vítimas da pandemia da aids em Angola e na África Sulsaariana.
Palavras-chave: relações de gênero; cristianismo; prevenção ao HIV/Aids; África.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Henrique Figueiredo. AIDS: a nova desrazão da humanidade. São Paulo: Escuta, 2000.
PRADO FILHO, Kleber. A política das identidades. CANDIOTTO, Cesar; SOUZA, Pedro de. Foucault e o cristianismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: vol.1 – A vontade de saber. 17ªed. São Paulo: Graal, 2006.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: vol.2 – o uso dos prazeres. 11ª ed. São Paulo: Graal, 2006.
FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999. Disponível em: http://escolanomade.org/wp- content/downloads/foucault_vigiar_punir.pdf
Report on the global AIDS epidemic. UNAIDS, 2012.
RADFORD, Jill; RUSSELL, Diana E. H. (orgs). Femicide: The politics of woman killing. New York: Macmillan Publishing Company: 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.