Psicologia, psicanálise e relações étnicas no Brasil e na França
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v0i4.2365Palavras-chave:
psicologia, relações étnicas, racismo, saúde mental, violência.Resumo
As relações entre Brasil e França quanto às dimensões de consideração sobre o racismo são semelhantes. No Brasil o mito da democracia racial impediu a percepção das injustiças e desigualdades pautadas na dimensão racializada. Na França o mesmo acontece com o mito da Republica – igualdade, liberdade e fraternidade. Porém estas insígnias são para os franceses não negros. A psicologia brasileira e a produção em saúde mental na França possuem suas diferenças. No Brasil o alheamento dos psicólogos na dimensão das relações étnicas é emblemático em pleno século 21. Na França, as discussões de Lacan sobre a psicanalise promoveram a expansão do campo psicológico a desbravar a dimensão étnica considerando Frantz Fanon e outros na compreensão do sofrimento psíquico e as relações étnicas na contemporaneidade. Neste mundo globalizado, com fluxos migratórios constantes, a discussão étnica é pauta primeira para a contemporaneidade. Lembrando que as populações negras, neste contexto, são as mais violentadas. Seja na Europa, nas Américas (Norte e Sul) e na África, as experiências da vivência da diáspora africana trazem experiências importantes para serem compartilhadas. Abordar parte destas imbricações e reflexões sobre os avanços e limites da psicologia no Brasil e na França no campo das relações étnicas e as relações com a atualidade nacional e global é o objetivo deste texto.
Palavras-Chave: psicologia, relações étnicas, racismo, saúde mental, violência.
Downloads
Referências
CUNHA, Maria Clementina Pereira. Espelho do mundo: Juquery, a historia de um asilo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.
EYN, Pai Cido de Ósun. Candomblé. A panela do segredo. Ed. Mandarim: São Paulo, 2000, p. 116. FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas. Ed. Imago: Rio de Janeiro, 1987.
GAY, Peter. Freud, uma vida para o nosso tempo. Cia das Letras :Sao Paulo, 1989. HAMPATE BÂ, Amadou. Aspects de la civilisation africaine. Presence Africaine: Paris, 1972.
HAMPATE BÂ, Amadou. Amkoullel, o menino fula. Palas Athena/Casa das Áfricas: São Paulo, 2000.
MASSIMI, M. Estudos históricos acerca da psicologia brasileira. In FREITAS, RH, (Org.) História da psicologia: pesquisa, formação, ensino. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. pp. 69-83. ISBN: 978-85-99662-83-0. https://doi.org/10.7476/9788599662830
MITSUKO, Aparecida Makino Antunes. A psicologia no Brasil – leitura histórica sobre sua constituição. EDUC: São Paulo, 2015.
OLIVEIRA, Regina Marques de Souza. A identidade de jovens negros nas periferias das metrópoles: recortes entre São Paulo e Paris. São Paulo, Tese de Doutorado, PUC/SP, 2008.
OLIVEIRA, Reinaldo José de Oliveira. A cidade e o negro no Brasil – cidadania e território. Alameda Casa Editorial: São Paulo, 2013.
VILLARI, Rafael Andrés. Entre Viena e Londres: uma visita à casa de Sigmund Freud. Revista Psicologia Ciência e Profissão. Versão Impressa ISSN 1414-9893, vol. 20, n. 03, Brasília, Set/2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.