Trançados e letramentos: relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v3i5.4148Palavras-chave:
Braided; Lettering; Tupinkim people; PROLINDResumo
O presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de trançados Tupiniquim; Confeccionar alguns tipos de trançados; Produzir textos coletivos a partir dos trançados e analisar o processo de letramento a partir de atividades contextualizadas. O projeto se apoiou metodologicamente na pesquisa-ação com intuito de identificar as técnicas e manuseios dos trançados Tupinikim, construindo momentos de partilhas com os anciãos e intercâmbios entre outras aldeias Tupinikim.
Palavras-chave: Trançados; Letramentos; Povo Tupinkim; PROLIND.
Downloads
Referências
ARACRUZ/EMEFI DORVELINA COUTINHO. Proposta Pedagógica. Aldeia Comboios, Aracruz- ES, 2012.
ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-Ação. In: Revista Educar. Curitiba, n. 16, 2000, p. 181-191, p. 189.
TEAO, Kalna Mareto; LOUREIRO, Klítia. História dos índios do Espírito Santo. 2.ed.-Vitória, ES: Ed. do Autor, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.