A FILOSOFIA NAGÔ E A TEMPORALIDADE DA VERTIGEM
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v3i6.4304Palavras-chave:
Èṣú, Filosofia Nagô, Fenomenologia, TemporalidadeResumo
O conceito de tempo é uma das formas primordiais para entender como a atividade filosófica acontece em diferentes culturas. Assim, este artigo analisa como a temporalidade é interpretada pela Fenomenologia e pela Filosofia Nagô por meio de uma dialogia através dos esquemas intencionais da consciência fenomenológica e do jogo de posições circuladas por Èṣú. A partir dessa circulação em Èṣù serão apresentadas as implicações filosóficas sobre a temporalidade que caracterizam a Filosofia Nagô.
Palavras-chave: Èṣú; Filosofia Nagô; Fenomenologia; Temporalidade.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Santo, Bispo de Hipona. Confissões. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1988.
ELBEIN DOS SANTOS, Juana. Os Nagô e a Morte: Padê, Asèsè e o culto Égun na Bahia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2012.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1999. OLIVEIRA, Eduardo David. Filosofia da ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação. Curitiba: 2007.
ROCHA, Aline Matos da. Exu: o filósofo da comunicação. Das Questões, n. 4, ago/set. 2016. https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v4i1.16206
SCHNORR, Gisele Moura. A filosofia intercultural de Raul Fornet-Betancourt: práxis dialógica e a reapredizagem do pensar. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2015. https://doi.org/10.11606/t.48.2016.tde-19102016-150932
SODRE, Muniz. A Verdade Seduzida. Rio de Janeiro, DP & A. 2005.
SODRE, Muniz Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015.
SODRE, Muniz. Pensar Nagô. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017.
Rufino, Luiz. Exu e a Pedagogia das Encruzilhas. Seminário dos Alunos PPGAS-MN/UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/32012934/EXU_
E_A_PEDAGOGIA_DAS_ENCRUZILHADAS_
Luiz_Rufino-_PPGAS-MN_UFRJ . Acesso em 10/10/2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.