Formação continuada para a educação das Relações Étnicas: relatos de cursistas do UNIAFRO-UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5754Palavras-chave:
educação das relações étnico-raciais, políticas de ações afirmativas, formação continuada de professores, lei 10639/03Resumo
No presente trabalho analisamos a importância da formação continuada promovida na universidade, através do curso de especialização “Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar”, para a configuração da prática pedagógica dos cursistas. Aplicamos questionários eletrônicos com 38 professores concluintes do curso de especialização ofertado pela RENAFORM/UFRPE. Observamos, que o referido curso vem contribuindo para a reflexão acerca da prática dos professores. Na visão dos cursistas, existe uma estreita relação entre a formação que o professor vivencia na universidade e o planejamento que ele constrói para a sua prática de sala de aula. Contudo, alguns destacam que a questão racial na formação inicial ainda é pouco contemplada, por isso, ressaltam a importância da abordagem da educação das relações étnico-racial na formação continuada de professores, e da efetivação de práticas educacionais antirracistas, tanto na escola, como na sociedade. Assim, apesar dos desafios, encontramos possibilidades de vivenciar através desta política, um espaço de formação e reflexão que favoreça a (re)configuração da profissionalidade do professor da educação básica.
Palavras-chave: educação das relações étnico-raciais; formação continuada de professores.
Downloads
Referências
BOTELHO, Denise. Educar para a Igualdade Racial nas Escolas. In:________. Educar para a igualdade racial nas escolas. Recife. MXM Gráfica & Editora, 2016.
BRASIL, Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.
_______.Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003.
_______. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº.3. de 10 de março de 2004.
_______. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e pra o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. MEC/ SECADI. 2013.
_______. Portaria ME nº 1328, de 23 de setembro de 2011.
GATTI, Bernadete. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Fundação Carlos Chagas. Revista Brasileira de educação. V.13 n.37 jan/abr. 2008. https://doi.org/10.1590/s1413-24782008000100006
GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo; Métodos de pesquisa, coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/94.pdf acessado em 04/11/17.
GOMES, Nilma Lino. Breve descrição do I Curso de Aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro-Brasileiras. INN: AMANCIO, Iris; GOMES, Nilma; JORGE, Miriam. Literaturas Africanas e afro-brasileira na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autentica, 2008.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: Maria Cecília de Souza Minayo (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Coleção temas sociais).
MUNANGA, Kabengele. Mestiçagem e Experiencias Interculturais no Brasil. INN: Negras Imagens: Ensaios sobre Cultura e Escravidão no Brasil. SCHWARCZ, Lilia Moritz. REIS, Letícia Vidor de Souza. (organizadoras). São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo: estação Ciência, 1996.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Inn: educação em revista. Belo Horizonte, v.26, n.1, 2010. https://doi.org/10.1590/s0102-46982010000100002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ODEERE - Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.