Quem não senta pra aprender, não levanta para ensinar: uma aula com a Griot Marise de Santana
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5777Palavras-chave:
Marise de SantanaResumo
A seguinte entrevista, realizada no ODEERE, traz reflexões da Griot Marise de Santana à respeito de suas lutas envolvendo a carreira acadêmica, a religiosidade afro-brasileira e os aspectos de sua ancestralidade fortemente nuançada em sua prática docente, pesquisadora e militante. Buscou-se fazer de forma não linear uma apresentação da sua trajetória acadêmica, os espaços ocupados por ela, a repercussão de suas pesquisas, bem como sua vinculação teórica à outras e outros intelectuais brasileiros e afro-brasileiros. Por fim, aponta-se a necessidade de mais estudos no campo das Relações Étnicas e contemporaneidade que tenham por objetivo precípuo a de(s)colonização do conhecimento e das ciências.
Palavra-Chave: Marise de Santana
Downloads
Referências
CUNHA, Manuela Carneiro da. Etnicidade: da cultura residual mas irredutível. In: Cultura com aspas e outros ensaios, São Paulo: Cosaq e Naify, 2009.
DE OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Os (des)caminhos da identidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 15, nº42, fev., 2000. https://doi.org/10.1590/s0102-69092000000100001
hooks, bell. Intelectuais negras. Revista de Estudos Feministas, ano3, 2º Semestre, 1995.
JUNIOR, Joel Rufino. Pedagogia das encruzilhadas. Revista Periferia, v.10, n.1, p. 71 - 88, Jan./Jun. 2018. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31504
MALDONADO-TORRES, Nelson. Pensamento crítico desde a subalternidade: os estudos étnicos como ciências descoloniais ou para a transformação das humanidades e das ciências sociais no século XXI. Afro-ásia, Salvador, n. 34, p.105-129, 2006.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. 3.ed, Antígona, 2014.
SANTANA, Marise de. O Legado africano e a formação docente. In: Revista Africanidades Brasileiras educação [livro eletrônico]: salto para o futuro. Azoilda Loretto Trindade [org], Rio de Janeiro: ACERP, Brasília, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ODEERE - Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.