CORPO, POÉTICA E ANCESTRALIDADE: Uma entrevista com Eduardo Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6440Palavras-chave:
Eduardo Oliveira; Corpo; Poética; Ancestralidade.Resumo
Eduardo Davi Oliveira, autor de livros como “Cosmovisão Africana no Brasil” e “Filosofia da Ancestralidade, é professor do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UFBA). Ele nos concedeu a presente entrevista durante evento da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, intitulado “Corpo, Poética e Ancestralidade” (UFSB), o qual ocorreu de 11 a 17 de Março de 2019, na cidade de Porto Seguro, Bahia. Nossa conversa foi atravessada por temas como epistemologia negra, saberes milenares do povo Bakongo, mitologia dos orixás, a relação do autor com a Universidade e seu processo de escrita poética no livro “Xirê”. Torcendo para que a simpatia, o conhecimento e o gingado com os quais o professor de Filosofia nos atendeu, possam se apresentar aqui, desejamos a todes, boa leitura! À Eduardo, Adupé!
Downloads
Referências
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2018.
LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da Diáspora africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
OLIVEIRA, Dú. Xirê: a brincadeira lírica (um livro de mito-poema). Salvador: Editora Ogum´s.
SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia dos bantu-kongo por Busenki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução do Departamento de Letras Modernas da FFLCH – São Paulo: USP, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/t.8.2019.tde-30042019-193540.
DE SÃO BERNARDO, Augusto Sérgio dos Santos. A LENDA E A LEI: A ancestralidade afro-brasileira como fonte epistemológica e como conceito ético-jurídico normativo. ODEERE, [S.l.], v. 3, n. 6, p. 226-250, dez. 2018. ISSN 2525-4715. DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v3i6.4422
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.