A visão psicanalítica da Identificação do Negro no Brasil: e sua relação com a paranoia social
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9692Palavras-chave:
Negro no Brasil, identificação, psiquiatria, patologia social, psicanáliseResumo
Este artigo tem por objetivo a investigação dos impasses no processo da identificação do Negro no Brasil e seu transcurso sócio-histórico, moldado por fatores de uma paranoia social isso, implicada no processo de violência e crime. A psicanálise freudiana reconhece que a identificação é a primeva e primordial forma de ligação afetiva a um objeto, isto é, um processo profundamente enraizado na singularidade do sujeito e em nossas atividades sociais; por outro lado, na clínica psicanalítica haveria o testemunho dessa manifestação sintomática no processo da identificação.
Downloads
Referências
ARENDT H. Eichmann em Jerusalém, um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo, Cia das Letras, 2007.
COSTA, J. F. apud SOUZA S. N. Tornar-se Negro ou As vicissitudes da Identidade do Negro Brasileiro em Ascensão Social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
COSTA, J. F. História da Psiquiatria no Brasil – um corte ideológico. Rio de Janeiro: Xenon, 1989.
COSTA, J. F. Violência e Psicanálise. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
CÉSAIRE, A. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.
FOUCAULT, Michel. História da loucura na Idade Clássica. Trad. Maria Thereza Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. São Paulo: Perspectiva, 1972.
FANON, F. Os condenados da terra. Juiz de Fora: UFJF, 1968.
FANON, F. Pele negra máscaras brancas. Bahia: Editora da UDUFB, 2008.
FANON, F. ESCUCHA, blanco!. Barcelona, Madri: Nova Terra, 1966.
FREUD, S. Esboço para a “Comunicação Preliminar” de /Carta a Josef Breuer. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. I. Rio de Janeiro: Imago, 1893/2006.
FREUD, S. Totem e Tabu. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas. Trad. Órizon Carneiro Muniz, v. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1913/1996.
FREUD, S. Introdução ao Narcisismo. In: FREUD, S. Obras Completas, v. 12. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1914/2010.
GRECCO, J. E. A foraclusão do Nome-do-Pai e as dificuldades do psicótico no laço social: de um tratamento possível da Psicose. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Tese de Doutorado, 2015.
LACAN, J. (1949/1998). O estádio do espelho como formador da função do eu tal como nos é revelada na experiência psicanalítica. In: LACAN, Jacques. Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
LACAN, J. Função e Campo da fala e da linguagem. In: LACAN, Jacques. Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1953/1998.
LACAN, J. Resposta ao comentário de Jean Hyppolite. In: LACAN, Jacques. Escritos Trad. Vera Ribeiro. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1954/1998.
LACAN, J. O Seminário Livro I: Os escritos técnicos de Freud. Trad. Betty Milan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1953-1954/1986.
MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2018.
MBEMBE, A. A universalidade de Franz Fanon. Disponível em: http://artafrica.letras.ulisboa.pt/uploads/docs/2016/04/18/5714de04d0924.pdf.
RAMOS, A. Loucura e Crime – questões de psychiatria medicina forense e psychologia social. Porto Alegre: Edição da Livraria do Globo, 1937.
RAMOS, A. O negro na civilização brasileira. Rio de Janeiro: Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1971.
RAMOS, A. Arquivos de Arthur Ramos – Inventario Analítico. Rio de Janeiro: Edições Biblioteca Nacional, 2004.
RODRIGUES, R. N. A paranoia nos negros: estudo clínico e médico-legal. Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, ano VII, n. 2, 161-178, jun./ 1903/2004.
RODRIGUES, R. N. As anormalidades coletivas. Brasília, DF: Edições do Senado Federal, 2006.
PRADO, P. Retrato do Brasil. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1996.
PEREIRA, M. Pânico e Desamparo. São Paulo: Escuta, 2008.
SAFATLE, V. O circuito dos afetos. Copos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
SAFATLE, V. Patologias do social – arqueologia do sofrimento psíquico. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2018.
SCHWARCZ, M.L.; F. GOMES. Dicionário da Escravidão e Liberdade. São Paulo, Companhia das Letras, 2018.
SOUZA S. N. Tornar-se Negro ou As vicissitudes da Identidade do Negro Brasileiro em Ascensão Social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
SOUZA S. N. A psicose – um estudo lacaniano. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.