A contribuição da literatura infantil no processo de construção da identidade étnico-racial na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9777

Palavras-chave:

Literatura infantil, Identidade étnico-racial, Educação infantil

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a contribuição da literatura infantil no processo de construção da identidade étnico-racial na educação infantil e discutir as representações de crianças negras nas histórias infantis. Pretendeu-se também discutir a importância de se trabalhar literatura com temáticas voltadas às relações étnico-raciais na educação infantil. A metodologia utilizada foi a análise cultural das obras literárias infantis “Betina” e “Makeba vai à escola” a partir da revisão bibliográfica de autoras negras, como: Nilma Lino Gomes e Ana Fátima Cruz dos Santos, que tratam das relações étnico-raciais representadas por personagens infantis. Referente à literatura infantil para as relações étnico-raciais, em sua maioria as negras e negros são representados de forma estereotipada. A lei 10.639/03, evidenciou a necessidade de se trabalhar a cultura da população negra e indígena na escola, estimulando a oferta de materiais que tratem desse tema. É importante que as crianças negras se vejam etnicamente representadas em obras literárias que lhes possibilite a construção de sua identidade e pertencimento. A análise dos dados nos permitiu reflexões e novos olhares voltados para a construção da identidade étnico-racial na educação infantil através da literatura infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Carvalho dos Santos, UESB

Licenciada em Pedagogia e Especialista em Educação e Diversidade Étnico-cultural / UESB. E-mail: deny_lety@hotmail.com

Soraya Mendes Rodrigues Adorno, UESB/DCHEL

Professora, Classe Adjunto, UESB. Licenciatura em Pedagogia (UEFS); Mestrado em Educação (UFRN); Doutorado em Enfermagem e Saúde (UESB). Pesquisadora: Grupo de Estudos Filosóficos em Representações  Sociais (UESB), e; Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais (UESB). E-mail: sorayaadorno@uesb.edu.br

Izanete Marques Souza, IFBaiano / Itapetinga

Mestra em Educação e Diversidade (UNEB); graduada em Letras (UNEB). Pesquisadora líder do GEPEDET/IF Baiano (Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias); segunda líder do grupo de pesquisa NEABI/IF Baiano (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas); coordenadora, na região Nordeste, do Conneabs Consórcio Nacional de NEABs, NEABIs e grupos correlatos da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros), gestão 2020-2022. Membro do Difeba/UNEB. E-mail: izanetemarques@hotmail.com

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 2. ed. São Paulo: Scipione,1991.

ARAÚJO, Débora Cristina de. As relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 61-76, maio/jun. 2018.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de março de 2004.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998. v.3.

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

CASTILHO, Suely Dulce. A Representação do Negro na literatura Brasileira: novas perspectivas. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v.7, n. 01, p.103-113, 2004.

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

GOMES, Nilma Lino. Betina. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.

GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GOUVEA, M. C. S. O mundo da criança: a construção do infantil na literatura brasileira. Bragança: São Francisco, 2004.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias e histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

OLIVEIRA, Maria Anória de J. Negros personagens nas narrativas literárias infanto juvenis brasileiras: 1979-1989. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação da UNEB, Salvador, 2003.

PASSOS, Joana Célia dos. A educação para as relações étnico-raciais como política na Educação Infantil. In: VAZ, Alexandre Fernandes; MOMM, Caroline Machado (Orgs.). Educação infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.

SANTOS, Ana Fátima Cruz dos. Makeba vai à escola. Edição Bilíngue. Salvador: Cogito, 2019.

SILVEIRA, Rosa Hessel; KIRCHOF, Edgar Roberto; KAERCHER, Gládis; LIEBGOTT, Iara Tatiana Bonin; ZEN, Maria Isabel H. Dalla; SILVEIRA, Carolina Hessel; RIPOLL, Daniela; FREITAS, Letícia Fonseca Richthofen de. A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras. São Paulo: Moderna, 2012.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

dos Santos, D. C., Adorno, S. M. R., & Souza, I. M. (2021). A contribuição da literatura infantil no processo de construção da identidade étnico-racial na educação infantil. ODEERE, 6(2), 280-296. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9777