A Dança Sagrada: uma discussão de Memória Bergsoniana em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9784

Palavras-chave:

Memória, Bergson, Oxum, Corpo, Candomblé

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer a dança sagrada na memória Bergosoniana através das comunidades de terreiros, compreendida como expressões corporais representadas através da materialiação dos corpos e memória no que diz respeito ao movimento, na dança e toque da Orixá Oxum. Embalados pela problemática de como a dança sagrada nos terreiros de candomblé da nação Ketu/Nagô reflete a memória em movimento trazida por Bergson? Com isso propomos um recorte da memória com base em Bergson que nos ajudam á situar a memória em movimentos ancestrais através dos acontecimentos que resultam nas relações sociais de grupos que contribuem através de depoimentos, contatos, lembranças, expressões e recordações (re) construídas sobre um fundamento da dança. Como metodologia de pesquisa, fizemos uma busca no acervo utilizando o referencial teórico de Bergson em as suas publicações correntes na qual, concluímos que a memória exerce papel fundamental para preservação e também para estudos e pesquisas deste universo sagrado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wermerson Meira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade - [ PPGMLS] Mestre no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade- [MPPED-UNEB], Pós Graduado em Tradução e Interpretação de Libras- [Universidade Paulista- 2012]. Graduado no curso de Licenciatura em LETRAS/LIBRAS- [Universidade Federal da Paraíba - UFPB - 2016], Graduado no curso de Licenciatura em Pedagogia- [Universidade Paulista- 2011]. Proficiente em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais - LSB - [MEC - 2007] e Proficiente para o Uso e o Ensino da Língua Brasileira de Sinais - LSB - [MEC -2008]. E-mail: wermerson@uesb.edu.br

João Diogenes Ferreira dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professor titular, nível B, da Universidade Estadual de Feira de Santana, pesquisador do Museu Pedagógico e docente do Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: violência contra crianças, adolescentes e jovens, gênero, diversidade sexual, cultura política, memória e educação. E-mail: jdiogenes69@gmail.com

Referências

AUGRAS, Monique. A ordem na desordem: a regulamentação do desfile das escolas de samba e a exigência de motivos nacionais. [sd]. 2008.

BAÇAN, L.P. Dicionário dos rituais afro-brasileiros. Copyright: Londrina. 2012.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves. 2 a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. _______________ Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins e Fontes, 2006.

COOSARD-BINON, G. Olóòrisá. São Paulo: Ed. Ágora, 1981.

GASPARETTO Junior, Antônio. Origem dos escravos africanos, 2009. Disponível em: http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/origem-dos-escravos-africanos/.

MACIEL. Auterives. O todo aberto: tempo e subjetividade em Henri Bergson. Dissertação de mestrado em filosofia. Rio de Janeiro Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1997. _______________ O todo aberto: duração e subjetividade em Henri Bergson. Livro, Ed: Arquimedes, 2017.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SILVA. Alexandre Rocha da. Elementos para uma comunicação pósmidiática. São Paulo: Unisinos, 2003.

VERGER, P. Orixás – Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo. Salvador: Corrupio, 1997

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Silva, W. M., & dos Santos, J. D. F. (2021). A Dança Sagrada: uma discussão de Memória Bergsoniana em movimento. ODEERE, 6(2), 327-338. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9784