Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9805Palavras-chave:
Educação das Relações Etnicorraciais, Ensino das Ciências (humana, da natureza e exatas), Modelos Praxeológicos de Referências, Descolonização DidáticaResumo
Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (PPGEFHC-UFBA), que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências (humanas, da natureza e exatas) da educação básica. Mesmo diante da vanguarda dos movimentos sociais negro-pindorâmico e das determinações da Lei-Base para a Educação de 2003, reforçado em 2008, ainda há enfrentamentos frente aos entraves e desafios no fazer didático no chão da sala de aula. Nesse sentido, as influências de um modelo praxeológico de referência (MPR) pautado na descolonização dos saberes foi repertório no processo formativo para a integração das abordagens etnicorraciais no ensino enquanto modelos de referência a serem ensinados.
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