Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9805

Palavras-chave:

Educação das Relações Etnicorraciais, Ensino das Ciências (humana, da natureza e exatas), Modelos Praxeológicos de Referências, Descolonização Didática

Resumo

Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (PPGEFHC-UFBA), que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências (humanas, da natureza e exatas) da educação básica. Mesmo diante da vanguarda dos movimentos sociais negro-pindorâmico e das determinações da Lei-Base para a Educação de 2003, reforçado em 2008, ainda há enfrentamentos frente aos entraves e desafios no fazer didático no chão da sala de aula. Nesse sentido, as influências de um modelo praxeológico de referência (MPR) pautado na descolonização dos saberes foi repertório no processo formativo para a integração das abordagens etnicorraciais no ensino enquanto modelos de referência a serem ensinados.

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Biografia do Autor

Rosiléia Santana da Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora na Rede de Educação do Município de Cairu (BA), sócia da ANPUH-BA, da ABPN - BR e membra do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências e Tecnologia (UFBA). Possuo Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Católica do Salvador, com especialização em História Social e da Cultura Afrobrasileira e Indígena (Faculdade da Cidade). Mestra e Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Faculdade de Educação (UFBA/UEFS). Nessa mesma Faculdade, fui professora substituta de Didática e Práxis Pedagógica de História I/II e Metodologia do Ensino de História e, na UNEB atuei como tutora presencial nos cursos de Pedagogia e História. E-mail: leiasansilva@gmail.com

Luiz Marcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia

Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia-IHAC, da Universidade Federal da Bahia-UFBA, da Faculdade de Educação da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS, do qual foi coordenador de 2014 a 2016 e de 2016 a 2018. Graduado em Matemática (UFBA/UCSAL), Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (EEAB), Mestre (UJF-França) e Doutor (UM2-França) em Didática das Ciências e Matemática. E-mail: lmsfarias@ufba.br

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

da Silva, R. S., & Farias, L. M. S. (2021). Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?. ODEERE, 6(2), 134-150. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9805