"Ana" e "Eliana": relações Interétnicas entre uma cigana do Clã Calon e uma brasileira evangélica na cidade de Jequié-Ba
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9817Palavras-chave:
Relações Étnicas, Cigana, Calon, BrasileiraResumo
Esta pesquisa tem como temática as relações Interétnicas entre uma cigana Calón e uma brasileira evangélica na cidade de Jequié-Ba. Para a coleta dos dados utilizamos o método etnográfico. Como técnica de investigação utilizamos a observação participante de contato direto da pesquisadora com a pesquisadas e entrevistas semiestruturadas e o apoio do diário de campo.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Daniela de Oliveira. Hoje eu vou cantar, vou louvar na areia em lua cheia minha mãe Iemanjá: um estudo do axé dos orixás da nação cabinda em são Lourenço do Sul. 2019. Folh. 30. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Universidade Federal rio Grande-FURG –Licenciatura em Educação do Campo. Ênfase em ciências da Natureza e Ciencia Agraria- LEdoc.
BARTH, F. Grupos étnicos e suas fronteiras. The social organization of culture difference. Bergen, Oslo: Universitteraforlaget, 1969. In: BARTH, F.; POUTIGNAT, P.; STREIFF-FERNART, J. Teorias da etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. Trad. Elcio Fernandes. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011, p. 187-227.
BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão de crianças de seis anos de idade. 2. ed. Brasília, 2007, p. 33-45.
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2003
CASTELLS, M. O poder da identidade. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. Publicado originalmente em 1942.
COUTINHO. Cassi Ladi Reis. Os ciganos nos registros policiais mineiros (1907- 1920). Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (UnB), 2016.
COSTA Elisa Lopes (2001), O Povo cigano – memória histórica, presente e futura. Que sorte ciganos na nossa escola! Colecção Interface, Centre de recherches tsiganes, Secretariado Entreculturas, Lisboa: ME 15-31.
CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios; São Paulo: Cosac & Naiy, 2009.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Considerando que a Terceira Conferência Interamericana Extraordinária (Buenos Aires, 1967... Artigo 18. Direito
Entrevista concedida a Brigitte Grossmann Cairus. Curitiba/Indaial, 04 de setembro de 2018. Entrevista
FRIEDMANN, A (2012). O brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. São Paulo: Moderna
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989
GEERTZ, Clifford. Uma Descrição Densa: Por Uma Teoria Interpretativa da cultura. In: A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. P. 3-21.
GUIMARÃIS, Marcos Toyansk Silva. O associativismo transnacional cigano: identidade, diásporas e territórios. 2012. 231 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2012.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 6ªed ano 2008
GOMES, A. M. A (2011). Um estudo sobre a conversão religiosa no protestantismo histórico e na psicologia social da religião. Ciências da Religião - História e Sociedade, 9(2), p. 148-174.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.Trad.de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006
HILKNER, Regiane Aparecida Rossi. Ciganos, peregrinos do tempo: ritual, cultura e tradição. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
LAGO, Elma Cerqueira Barretto. As relações étnicas entre os ciganos e demais habitantes da cidade de maracás no espaço escolar. Dissertação de Mestrado. PPGREC, Jequié, 2020
LUCENA, Thatiany Deodato de. SANTOS, Raíssa Castro Camilo dos; AMORIM, Andrea de Lima Trigueiro. Alma cigana: a história de um povo, a cultura e a vida em comunidade. INTESA, Recife Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2016.
MOTA, Maria Lúcia Rodrigues (Re) Conhecer a Cultura Cigana: Uma Proposta de Inclusão ao Currículo Escolar em Trindade-GO [manuscrito] / Maria Lúcia Rodrigues MOTA. - 2015
MOONEN, Frans. Anticiganismo: os ciganos na Europa e no Brasil. 3ª. ed. Digital, revista e atualizada. Recife:2011
Monteiro, E. N. J., & Goldfarb, M. P. L. (2017). A infância Calon: Notas sobre o “ser criança” entre os ciganos no Vale do Mamanguape - Paraíba/Brasil. Fragmentos de Cultura, 27(1), 19-29. https://doi.org/10.18224/frag.v27i1.5445
MONTEIRO, Gilson. A metalinguagem das roupas. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, ISSN: 1646-3137. São Paulo. p.167-181,1999. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/monteiro-gilson-roupas.pdf
MIRCEA, ELIADE. Imagens e Símbolos. Lisboa: Arcádia, 1979.
PERIPOLLI, Gláucia Casagrande. As raízes das flores: Uma etnografia entre mulheres ciganas em Pelotas, RS. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Sociologia e Ciência Política. Programa de Pós- 105 Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Pelotas, 2013.
PERPÉTUO, Lenilda Damasceno. Comunidade cigana Calon em processo de escolarização: conflitos e saberes pluriculturais. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
QUEIROZ, Tânia Dias. Dicionário prático de pedagogia. São Paulo: Riddel, 200
RAMANUSH, N. Atrás do muro invisível: crença, tradição e ativismo cigano. 1º ed. São Paulo:Editora Bandeirantes, 2012.
SOUZA, Marisa Lisboa de. Atualização e Manutenção da Identidade Étnica: etnografia sobre o processo de conversão religiosa de ciganos em Cruz das Almas/BA. Dissertação 181 (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Bahia, 2017
SHIMURA, Igor. Ser cigano: identidade étnica em um acampamento calon itinerante. Maringá: Amazon, 2017.
STANESCON, Mirian (2007). Lilá Romai. Cartas ciganas: o verdadeiro oráculo cigano. São Paulo: Smart vídeos editora.
VENTURA, M. C. S. P. A Experiência da Criança Cigana no Jardim de Infância. Universidade do Minho: Braga, 2004
KISHIMOTO, T. M. (2002). O brincar e suas teorias São Paulo: Pioneira-Thomson Learning.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.