Conjugar comunidad de aprendizaje y desarrollo profesional docente: un ejemplo de colaboración entre profesores universitarios e investigadores

Autores

  • Marta Anadón
  • María Laura Halladjian

Palavras-chave:

Comunidade de Aprendizagem, Comunidade de prática, Coparticipação social, Desenvolvimento profissional docente, Participação periférica legítima

Resumo

Diversos trabalhos de pesquisa (AIPU, 2010) reconhecem, há mais de uma década, a necessidade de desenvolver perspectivas diferentes de formaçãocontínua dos docentes em todos os níveis de ensino, tendo como objetivo responder às necesidades concretas desses docentes. A pesquisa colaborativa apresentada é parte de um projeto de pesquisa realizado na Universidade Nacional de Rio Negro (Argentina), com o objetivo de formar comunidades de aprendizagem (CA) em que os membros (professores universitários)compartilhem experiências, problematizem sua concepções sobre o processo ensino / aprendizagem e desenvolvam uma cultura de ensino em colaboraçãocom os pesquisadores. Este artigo discute em primeiro lugar, a noção de comunidade de aprendizagem e sua articulação quanto ao desenvolvimento profissional, mostrando como as aprendizagens se encaixam num único processo de parceria social. Na segunda fase serão analisadas algumas dinâmicas de seu funcionamento que nos permitem afirmar que a CA é uma estratégia dedesenvolvimento profissional promissora.

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Publicado

2014-05-10

Como Citar

ANADÓN, M.; HALLADJIAN, M. L. Conjugar comunidad de aprendizaje y desarrollo profesional docente: un ejemplo de colaboración entre profesores universitarios e investigadores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 143-162, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/783. Acesso em: 24 jun. 2024.