v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

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Publicado: 2020-09-07

Dossiê temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

    André Rodrigues Guimarães, Iracema Oliveira Lima, Leila Pio Mororó
    13-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7242
  • DÍVIDA PÚBLICA E FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL (2003-2020)

    Luiz Fernando Reis, Epitácio Macário
    20-46
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7243
  • EXPANSÃO E FINANCIAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO E DESIGUALDADE REGIONAL NO BRASIL (2002-2018)

    André Rodrigues Guimarães, Cristiane de Sousa Brito, José Almir Brito dos Santos
    47-71
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7244
  • AVANÇOS E RECUOS DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: EM JEITO DE BALANÇO

    Belmiro Gil Cabrito, Luísa Cerdeira, Ana Nascimento
    72-98
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7245
  • A OCDE E A FORMAÇÃO DOCENTE: a TALIS em questão

    Olgaíses Cabral Maués, Maria da Conceição dos Santos Costa
    99-124
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7255
  • DA AUTONOMIA À HETERONOMIA UNIVERSITÁRIA: DIRETRIZES PARA UM NOVO ORDENAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Iracema Oliveira Lima, Leila Pio Mororó
    125-146
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7256
  • UNIVERSIDADES ESTADUAIS BRASILEIRAS: DIVERSIDADE ACADÊMICA, CLASSIFICAÇÕES INSTITUCIONAIS E NORMATIVAS

    Renata Ramos da Silva Carvalho, Nelson Cardoso Amaral
    147-166
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7257
  • O ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E SUA RELAÇÃO COM O PROJETO DE SOCIEDADE EXISTENTE

    Marinalva Silva Oliveira, Sandra Cordeiro de Melo, Maria do Carmo Lobato da Silva
    167-183
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7258
  • TENDÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL

    José dos Santos Souza, Célia Cristina Pereira da Silva Veiga
    184-207
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7260
  • A LÓGICA DE MERCADO E O MUNDO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS

    Antonia Costa Andrade, Lindisay Giany Moreira, Maria do Socorro Simith Neves
    208-235
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7261

Artigos

  • A INTERLOCUÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: QUE DIZEM OS TRABALHOS CIENTÍFICOS?

    Julimar Santiago Rocha, Patrícia Carla da Hora Correia, Débora Regina Oliveira Santos
    236-254
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6460
  • AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA COMO UM DIREITO DA INFÂNCIA

    Giovana Cristina Zen, María Claudia Molinari, Aline Carvalho Nascimento
    255-277
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7263
  • A GAMIFICAÇÃO E OS DISPOSITIVOS DIGITAIS NO ENSINO SECUNDÁRIO EM BRAGA, PORTUGAL

    Gilson Pereira dos Santos Júnior, Paula Escudeiro, Adelina Moura, Simone Lucena
    278-298
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7264
  • PERSPECTIVAS DOS GRADUADOS UNIVERSITÁRIOS NÃO-TRADICIONAIS EM ESTÁGIOS: HABILIDADES, EMPREGABILIDADE E TRANSIÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO NA ESPANHA

    José González-Monteagudo, Isabel M. Muñoz-García
    299-318
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7214
  • O PAPEL DA SISTEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    Daniele Bremm, Roque Ismael da Costa Güllich
    319-342
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6313
  • CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS QUE INVESTIGARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL POR MEIO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA

    Greice Maiara Denker, Camila Galvan, Rita Buzzi Rausch
    343-366
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6415
  • CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO

    Robson Lima Palmeira, Damião de Lima, Maria Soraya Pereira Franco Adriano
    367-388
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6423
  • ENSINO DE ARTES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SALVADOR-BA: RETRATOS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

    Verônica Domingues Almeida, Cilene Nascimento Canda
    389-411
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6432
  • NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: ELEMENTOS PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

    Camila Lima Miranda, Wilson Elmer Nascimento
    412-430
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6447
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A AÇÃO DO ESTADO PARAENSE DE 2007 A 2013.

    Afonso Welliton de Sousa Nascimento, Francinei Bentes Tavares, Yvens Ely Martins Cordeiro, José Ribamar Furtado de Souza
    431-454
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6466
  • GAMIFICATION AS A TOOL FOR THE LEARNING OF THE ENGLISH LANGUAGE: THE EWB-UFS CASE

    Elaine Maria Santos, Rodrigo Belfort Gomes, Nayara Stefanie Mandarino Silva
    455-475
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6474
  • FORMAÇÃO E RECONHECIMENTO DE SABERES DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POLÍTICAS E PRÁTICAS

    Natalia Valadares Lima, Daisy Moreira Cunha
    476-501
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6486
  • FORMAÇÃO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

    José Carlos Miguel
    502-524
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6491
  • TRANSFORMANDO A SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: O USO DO PHOTOVOICE COMO FERMENTA METODOLÓGICA

    Bettina Steren dos Santos, Sandra Ines Musanti
    525-542
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6514
  • ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE AUTOEFICÁCIA E BURNOUT EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira, Maély Ferreira Holanda Ramos, Edson Marcos Leal Soares Ramos
    543-566
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6520
  • ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA

    Cláudia da Mota Darós Parente
    567-590
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6638
  • ESTUDANTES NEGROS/AS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: TENSÕES NA E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Graziele Aline Zonta, Andrea Vieira Zanella
    591-613
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6642
  • A PRODUÇÃO DE UMA VIDEONOVELA SOBRE A CRIAÇÃO DE MONOGRAFIAS EM LIBRAS PARA ALUNOS DE PEDAGOGIA DO INES

    Luiz Alexandre da Silva Rosado, Dr., Cristiane Correia Taveira, Drª, Thiago Moret de Carvalho Ramos
    614-636
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6288
  • ESPAÇO E LETRAMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A REALIDADE OBSERVADA

    Lucia Hugo Uczak, Karine Oliveira Faller
    637-658
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6253
  • A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE A CONDENSAÇÃO DA ÁGUA COM ALUNOS DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

    Paulo Idalino Balça Varela, Filipa Cristiana Azevedo Serra
    659-680
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6296
  • POLÍTICAS E PRÁTICAS SOCIAIS NO ESTADO DA PARAÍBA NO PROCESSO FORMATIVO DO TRABALHADOR DA EJA

    Eloíde Teles Silva Grisi, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Joseval dos Reis Miranda
    681-707
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6479
  • MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ALFABETIZAÇÃO E TECNOLOGIA: ESTADO DA QUESTÃO

    Camila Almada Nunes, Francisca Geny Lustosa
    708-738
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6480
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O QUE APREENDER DE DOCUMENTOS E PARECERES OFICIAIS?

    Ellen Grace Pinheiro, Vânia de Fátima Matias de Souza, Larissa Michelle Lara
    739-768
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6398
  • DO DETERMINISMO CONTEUDISTA À RECONFIGURAÇÃO METODOLÓGICA E INSTRUMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O MOBILE LEARNING NO CURSO PROFUNCIONÁRIO

    Alessandra Dutra, Belmiro Marcos Beloni, André Luis Trevisan
    769-786
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6268
  • UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Denilson Marques dos Santos, Maria Cecilia Fagundes da Costa, Denise Marques dos Santos
    787-801
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6483
  • INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DOS COORDENADORES

    Taiane Lucas Pontel, Josimar de Aparecido Vieira, Maristela Beck Marques
    802-824
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6342
  • UNA VITA PER L’EDUCAZIONE: MEMÓRIAS AUTORREFERENCIAIS DA PROFESSORA MARIA MOCELINI (1878 – 1961)

    Gisele Belusso, Terciane Ângela Luchese
    825-848
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6324
  • O ASSÉDIO À EDUCAÇÃO PÚBLICA E A RESISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

    Monica Dias Martins
    849-868
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6602
  • A ESCOLA PÚBLICA E O CURRÍCULO COMO CRIAÇÃO COTIDIANA: A VISIBILIZAÇÃO DAS POLÍTICASPRÁTICAS DE SAÚDE

    Cinthia Emerenciana de Almeida, Alexandre Palma de Oliveira, Marcelo Paraiso Alves
    869-894
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6513