GetLab: Um Aplicativo para Reserva de Espaços Acadêmicos por meio de um Agente Conversacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recic.v5i1.12901

Palavras-chave:

Reserva de espaços acadêmicos, Desenvolvimento mobile, Agente Conversacional, Usabilidade

Resumo

A crescente utilização de aplicativos móveis tem impulsionado a busca por soluções que otimizem tarefas cotidianas com maior praticidade e eficiência. Nesse contexto, este trabalho visa melhorar o processo de reservas de espaços acadêmicos - como salas e laboratórios - por meio da criação do aplicativo GetLab. Diferentemente dos sistemas já existentes, que são limitados à plataforma Web, o GetLab foi desenvolvido para dispositivos móveis (Android e iOS) e incorpora um agente conversacional capaz de recomendar salas com base nas preferências dos usuários. Como avaliação do primeiro protótipo funcional deste aplicativo junto à comunidade acadêmica, foi conduzido um grupo focal e um teste de usabilidade, cujos resultados obtidos atestam sua eficácia e um bom nível de satisfação dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Morais, Instituto Federal do Ceará

Estudante de graduação em Ciência da computação, do Instituto Federal do Ceará  - Campus Tiangua, IFCE, Brasil.

Cynthia Santiago, Instituto Federal do Ceará

Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará - Campus Tianguá. Possui graduação em Ciência da Computação (UFC) e Mestrado em Ciências da Computação (UFC). Atualmente é doutoranda no Programa de  Doutorado em Ensino (RENOEN), polo IFCE, na área de Ensino de Engenharias. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Requisitos, Interface Humano-Computador, Gestão do Conhecimento, Ontologias e Ensino de Computação.

Downloads

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Morais, B., & Santiago, C. (2023). GetLab: Um Aplicativo para Reserva de Espaços Acadêmicos por meio de um Agente Conversacional. Revista De Ciência Da Computação, 5(1), 28 - 37. https://doi.org/10.22481/recic.v5i1.12901