O Uso da Linguagem de Programação no Ensino de Matemática: Uma Experiência em Busca de uma Integração Multidisciplinar

Autores

  • Maria Deusa Ferreira da Silva uesb
  • Daniel Martins Nunes Instituto Federal Norte de Minas

DOI:

https://doi.org/10.22481/recic.v1i1.4931

Palavras-chave:

Ensino Integrado, Matemática e Tecnologias Octave.

Resumo

Esse artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado que visou apresentar uma proposta metodológica de integração entre as disciplinas curriculares do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFNMG – Campus Salinas, em específico a Programação de Computadores e a Matemática. Para tanto, fez-se uso do software Octave como ferramenta de apoio, observando que foi possível verificar como a linguagem de programação de computadores auxilia no processo de ensino-aprendizagem de tópicos da Matemática. Os resultados alcançados apontaram para a aprovação do método proposto, visto que os alunos conseguiram realizar as atividades propostas e puderam usar conhecimentos em Matemática e suas habilidades em construção de algoritmos. Além disso, as atividades desenvolvidas propiciaram maior envolvimento com a teoria matemática discutida. Portanto, acreditamos que a proposta promoveu a integração entre as disciplinas, bem como contribuiu para que os alunos observassem a relação intrínseca entre elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-29

Como Citar

da Silva, M. D. F., & Nunes, D. M. (2019). O Uso da Linguagem de Programação no Ensino de Matemática: Uma Experiência em Busca de uma Integração Multidisciplinar. Revista De Ciência Da Computação, 1(1), p. 1-12. https://doi.org/10.22481/recic.v1i1.4931