A universidade brasileira: concepções de educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11517

Palavras-chave:

universidade, educação superior, concepções

Resumo

Apresentar de forma comentada algumas concepções do conceito de universidade que tem permeado o pensamento social brasileiro é o objetivo deste artigo. A exposição das concepções com as quais desenvolvemos está estruturadas em três momentos distintos do texto: Inicialmente apresentaremos as concepções de universidade que tínhamos desde o decreto da primeira universidade brasileira até o final da Ditadura Militar. Em seguida apresentaremos a concepção de universidade que tivemos após o fim da autocracia perpassando a década do neoliberalismo. Por fim apontaremos sucintamente a conjuntura que temos da universidade brasileira atual que nos conduz irremediavelmente as conclusões de que universidade merecemos enquanto brasileiros e população socialmente implicada.

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Biografia do Autor

Jean Jeison Führ, Universidade Feevale - Brasil

Mestre licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Sociólogo graduado bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista pós-graduado em Saúde Pública (AVM Faculdades Integradas). Graduando em Ciências Jurídicas – Direito pela Universidade Feevale. Assessor Administrativo - funcionário público do município de Nova Hartz - RS.

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Publicado

2022-11-02

Como Citar

FÜHR, J. J. A universidade brasileira: concepções de educação superior. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11517, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11517. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11517. Acesso em: 17 jul. 2024.