ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DOS PERCALÇOS AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10904

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pedagogia, Estágio Supervisionado Remoto, Pandemia, Tecnologias

Resumo

A pandemia provocada pela COVID-19 impôs à humanidade uma série de demandas restritivas, com vistas a conter a contaminação por este vírus. Dentre estas, a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino, a partir de março do ano de 2020. O objetivo deste artigo é discutir a oferta do Estágio Supervisionado no formato remoto, estrutura, organização, percalços e aprendizagens construídas, em um curso de formação de professoras/es, ofertado na modalidade a distância, em uma Universidade pública, no estado da Bahia. Realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Para construção dos dados aplicamos um questionário com as/os alunas/os estagiárias/os, entrevista semiestruturada com gestores das escolas e produção de relatórios de todas as fases do Estágio. Os resultados apontam para alguns desafios encontrados pelas alunas/os estagiárias/os como a exclusão digital que atingiu brutalmente as escolas e as famílias; os recursos tecnológicos que não existem enquanto política pública de Estado; a invasão do tempo e do espaço das/os professoras/es, dos alunos e das famílias; como aprendizado, a necessária articulação dos conhecimentos teóricos em relação à prática; a interação e o trabalho em equipe entre professoras/es, gestores, alunas/os estagiárias/os e famílias, como fundamental para a vida escolar das crianças. 

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Biografia do Autor

Lívia Andrade Coelho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (UFBA), Professora Titular no Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação (UESC)

Alba Lúcia Gonçalves, UESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil.

Claudia Celeste Lima Costa Menezes, UESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil.   Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil - GEPEI/UESC. Coordenadora do Programa Coletivo Paulo Freire/UESC.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Coelho, L. A., Gonçalves, A. L., & Menezes, C. C. L. C. (2022). ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DOS PERCALÇOS AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10904

Edição

Seção

Dossiê Temático