v. 3 n. 9 (2022): jul./set.

					Visualizar v. 3 n. 9 (2022): jul./set.
Publicado: 2022-09-30

Expediente

Editorial

Dossiê Temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: “GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA EDUCAÇÃO”

    Cristina Silva dos Santos, Zoraide Santos Vieira, Rita Maria Radl-Philipp, Priscila Figueiredo
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11417
  • TORNAR-SE UNIVERSITÁRIA NA MEIA-IDADE: QUESTÕES DE GÊNERO, REFLEXÕES NECESSÁRIAS

    Zoraide Santos Vieira, Cristina Silva dos Santos, Maria Cristina dos Santos Oliveira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11288
  • MULHERES NAS CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?

    Cristina Silva dos Santos, Rita Maria Radl-Philpp, Zoraide Santos Vieira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11407
  • PROJETOS DE INCENTIVO E PERMANÊNCIA DE MULHERES EM ÁREAS DA STEM

    Débora de Lima Velho Junges, Lucas Pereira da Rosa, Valéria Gislaine Grocinotti
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.10939
  • GÊNERO, NORMA, CORPO E PODER: CONCEITOS PARA ANALISAR UM CURRÍCULO DE CONTOS DE FADAS

    Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos, Maria Carolina da Silva Caldeira
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11299
  • GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: COMO EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO AVALIAM A EXPERIÊNCIA QUE TIVERAM NAS AULAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

    Helder Júnio de Souza, Adla Betsaida Martins Teixeira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11229
  • PEDAGOGIA FEMINISTA: DAS NOVAS PRÁTICAS DE MATERNAGEM À EDUCAÇÃO ESCOLAR LIBERTÁRIA

    Luana Borges Lemes, Mariana Borges Lemes
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11302
  • RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

    Benedito Eugenio, Renata Ramos dos Santos, Silvia Regina Marques Jardim
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11284
  •  VISUALIDADES DA COLONIALIDADE: ANÁLISE CRÍTICA DAS ESTRUTURAS DE GÊNERO NA CULTURA VISUAL PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

    Ludmilla Pollyana Duarte, Larissa Melo Mendes
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11244
  • A CISGENERIDADE EM NEGAÇÃO: APRESENTANDO O CONCEITO DE OFENSA DA NOMEAÇÃO

    Bruno Latini Pfeil, Cello Latini Pfeil
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11170
  • MEU CORPO, DE QUEM SÃO AS REGRAS? PARTEIRAS TRADICIONAIS E A INSTITUCIONALIZAÇAO DO PARTO NO BRASIL: UMA QUESTÃO DE GÊNERO E EDUCAÇÃO

    Zoraide Santos Vieira, Rita Maria Radl-Philipp
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11380
  • MASCULINIDAD HEGEMÓNICA, PRÁCTICAS SOCIALES DE VIOLENCIA DE GÉNERO Y EDUCACIÓN: ESTUDIO DE CASOS MÚLTIPLES EN ZARAGOZA

    Victor Hugo Perez Gallo, Zoraide Santos Vieira
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11409
  • A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE TECNOLOGIAS DE GÊNERO E RACISMO/ANTIRRACISMO

    Laysla Bomfim Adam, Nadson de Jesus Oliveira, Raquel Souzas, Luciana Aguilar-Aleixo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11295
  • ANÁLISE DO ACESSO, DA PERMANÊNCIA E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR DO IFS

    Ana Paula Leite Nascimento, Josiane Soares Santos, Maria Helena Santana Cruz
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11392

Artigos

  • SUPORTES INVESTIGATIVOS E MINERAÇÃO DIGITAL: SISTEMATIZANDO RIQUEZAS QUE VÊM DOS DADOS

    Márcia Mineiro, Lúcia Gracia Ferreira, Mara A. Alves da Silva
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11318
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO SEXUAL COM FOCO EM GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

    Izabele Gomes de Jesus, Phelipe Gabriel da Silva Vieira, Grégory Alves Dionor
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.10550
  • A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA INFÂNCIA E O SURGIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ASSISTENCIALISMO AO DIREITO

    Livia Karen Figueredo de Jesus
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11396
  • CONTRIBUIÇÕES DE CASOS DE ENSINO NA INVESTIGAÇÃO DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE TUTORES DO MÉTODO PBL

    Jefferson da Silva Moreira
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.10261
  • FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA E NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Maylan Barbosa Santos, Lilian Moreira Cruz
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11390
  • DESAFIOS NA PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

    Juanice Pereira Santos, Daniel Rodrigues Silva Luz Neto , Maria Solange Melo de Sousa
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11123
  • ESTADO DO CONHECIMENTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICA REFLEXIVA

    Roselane Duarte Ferraz
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11426
  • PERCURSOS FORMATIVOS DA ETNOGRAFIA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO: RESSONÂNCIAS DA ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Maria de Fátima Silva da Rocha, Ester Maria de Figueiredo Souza
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11443