Itinerário terapêutico de crianças com diabetes mellitus: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v18i2.10238

Palavras-chave:

Criança, Diabetes Mellitus, Atitude Frente à Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Assistência à Saúde

Resumo

Descrever o conhecimento produzido sobre os caminhos percorridos pelas crianças e seus familiares a partir do diagnóstico da Diabetes Mellitus. Revisão integrativa entre 2015-2021. Os artigos provenientes de banco de dados: LILACS, SCIELO Brasil , PUBMED e BDenf. Ocorreu entre os meses de março a abril de 2021. A análise dos estudos foi realizada de forma descritiva. Foram selecionados 11 artigos. Os estudos mostraram que as famílias percorrem uma peregrinação com sentimentos negativos pelos serviços de saúde, a preferência de atendimento é a rede secundária e terciária, demonstrando vínculo frágil com a atenção primária. As dificuldades são demora no atendimento, fragmentação da assistência, dificuldade de acesso às agendas e problemas logísticos. Constata-se ao longo da revisão as lacunas existentes no atendimento às crianças com DM, conhecer os caminhos percorridos e as dificuldades enfrentadas por essas famílias, permite a enfermeira compreender e sensibilizar o cuidado prestado aos tocantes. Destacamos, que a nossa pesquisa buscou compreender o itinerário terapêutico da criança com Diabetes Mellitus, sendo importante a realização de outras pesquisas acerca desse objetivo em outras faixas etárias a fim de ampliar a literatura e o debate sobre a assistência e cuidado à pessoa com Diabetes Mellitus no âmbito do Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Suelen Alves Farias, Faculdade Ielusc

Enfermeira. Graduada pela Faculdade IELUSC, Joinville/SC.

Leticia Pavanello Junkes , Faculdade IELUSC

Enfermeira. Graduada pela Faculdade IELUSC, Joinville/SC. Pós-graduanda em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pela Faculdade Censupeg.

 

Milena Beatriz de Borba, Faculdade IELUSC

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade IELUSC, Joinville/SC

Ana Paula Cidral, Faculdade IELUSC

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade IELUSC, Joinville/SC.

Lidiane Ferreira Schultz, Faculdade IELUSC

Enfermeira. Doutora em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE. Docente Adjunta do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade IELUSC. 

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Alves Farias, S. ., Pavanello Junkes , L. ., Beatriz de Borba, M., Paula Cidral, A. ., & Ferreira Schultz, L. . (2022). Itinerário terapêutico de crianças com diabetes mellitus: revisão integrativa. Revista Saúde.Com, 18(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v18i2.10238

Edição

Seção

Artigos de revisão