Fatores associados aos óbitos por acidentes de trânsito nas rodovias federais da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v18i2.10578Palavras-chave:
Acidentes de trânsito, Letalidade, Rodovia, ÓbitoResumo
Objetivo identificar fatores associados aos óbitos em decorrência dos acidentes de trânsito ocorridos de 2010 a 2019 nas rodovias federais sob circunscrição da Polícia Rodoviária Federal na Bahia. Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal com dados secundários. O coeficiente de letalidade geral de 3,90%, maior incidência em mulheres (IL% = 4,29%, IC95% = 0,98-1,10), pedestres (IL% = 30,99%, IC95% = 9,17-10,38), sexta a domingo (IL% = 4,83%, IC95% = 1,33-1,46), mal subido (IL% = 11,52%, IC95% = 2,80-4,50), atropelamento (IL% = 11,45%, IC95% = 2,79-3,14), veículos com tempo de uso superior a 10 anos (IL% = 4,79%, IC95% = 1,33-3,92), bicicleta (IL% = 14,50%, IC95% = 4,09-5,40), nevoeiro/neblina (IL% = 6,31%, IC95% = 1,28-1,80), pista simples (IL% = 4,82%, IC95% = 2,47-3,84), desvio temporário (IL% = 7,29 %, IC95% = 1,45-2,34). A análise confere panorama importante, proporcionando informações aos usuários das vias além de subsidiar o debate e ações preventivas.
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