Hiperdia em uma abordagem interdisciplinar e sua contribuição para o processo de formação do trabalhador de saúde: um relato de experiência

Autores

  • Fernanda Ayalla dos Santos Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Luciane Cristina Feltrin de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v19i2.11644

Palavras-chave:

doenças crônicas por hipertensão e diabetes, sistema único de saúde, multiprofissionalidade, interdisciplinaridade.

Resumo

Este estudo objetiva relatar a vivência frente aos atendimentos de HIPERDIA realizados em uma Unidade de Saúde da Família de forma interdisciplinar e sua contribuição para o processo de formação de trabalhadores de saúde por meio da residência multiprofissional em saúde da família da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Trata-se de um estudo descritivo qualitativo, do tipo relato de experiência, sobre as atividades vivenciadas na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). Dos 18 pacientes atendidos, observou-se que 58% destes, obtiveram melhorias, bem como um melhor entendimento em relação a sua condição de saúde e os cuidados para além da adesão ao tratamento farmacológico. Assim, atendimentos realizados de forma interdisciplinar aos pacientes do programa, não só contribuiu de forma positiva para a formação do trabalhador em saúde, permitindo a troca de sabres entre profissionais, bem como garantiu a integralidade da atenção aos pacientes. Desta forma, diante da necessidade de que estes pacientes têm quanto a garantia do cuidado em saúde na atenção primária, e da fragilidade que ainda existe nas graduações quanto a atuação interdisciplinar, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, é de grande importância para a formação do trabalhador em saúde, e principalmente para o fortalecimento do SUS.  

Palavras chaves: doenças crônicas por hipertensão e diabetes, sistema único de saúde multiprofissionalidade, interdisciplinaridade.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

dos Santos Silva, F. A., & Feltrin de Oliveira, L. C. (2023). Hiperdia em uma abordagem interdisciplinar e sua contribuição para o processo de formação do trabalhador de saúde: um relato de experiência. Saúde.Com, 19(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v19i2.11644

Edição

Seção

Relato de experiência