O Olhar docente do ensino superior em período de pandemia: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v19i2.12138

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino, Aprendizagem, Pandemia, Tecnologias Digitais

Resumo

O estudo busca refletir a percepção de profissionais da Educação Superior a respeito do processo de migração de aulas presenciais para aulas virtuais através do relato de experiência. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, realizado por três docentes do ensino superior, de uma mesma instituição de ensino, dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Psicologia. O professor, nesta perspectiva, teve como principais desafios: a adaptação rápida a uma nova modalidade de ensino, a aprendizagem de novos sistemas e tecnologias, a necessidade de reformulação rápida dos planos de ensino e a adaptação ao modelo de atividade síncronas e assíncronas, a estrutura física para ofertar as aulas e o repensar das práticas pedagógicas. Para além de desafios, houve a oportunidade do conhecimento de novas ferramentas e tecnologias, a melhoria nas competências docente e a qualificação e habilitação para o cenário atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

OMS OMDS. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. 2020; Disponível em: [acesso 06 out 2020]. Disponível: https://www.paho.org/pt/covid19#:~:text=Foram%20confirmados%20no%20mundo%2035.109,5%20de%20outubro%20de%202020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Painel coronavírus. [Internet]. 2020 [citado 17 de dezembro de 2022]. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus. 2020; Disponível em: Disponível: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus

BRASIL. . Portaria no 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC no 343, de 17 de março de 2020, no 345, de 19 de março de 2020, e no 473, de 12 de maio de 2020. 2020; Disponível em: Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, GABINETE DO MINISTRO, PORTARIA No 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. [Internet]. 2020 [citado 17 de dezembro de 2022]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm

UFRJ. INSTRUTIVO PARA ELABORAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA Estágio em Nutrição em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição. 2016;

Bezerra IMP. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of Corona Virus Pandemic. jhgd. 14 de abril de 2020;30(1):141–7.

Feitosa A do NA, Nascimento IMG do, Neta RL de A, Alencar MT, Tavares MML, Assis EV de. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT. Revista Brasileira de Engenharia de Produção. 28 de setembro de 2020;166–72.

Schimiguel J, Fernandes ME, Okano MT. Investigando Aulas Remotas e ao Vivo através de Ferramentas Colaborativas em Período de Quarentena e Covid-19: Relato de Experiência. RSD. 1o de setembro de 2020;9(9):e654997387–e654997387.

Granjeiro ÉM, Musse J de O, Peixoto TM, Nunes IV, Soares IMSC, Silva ICO da, et al. Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19. Revista de Divulgação Científica Sena Aires. 2020;9(0):591–602.

Santos GMT dos, Reis JPC dos, Mérida EC, Rangel ELF, Frich AA. EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DO ADVENTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA). 8 de outubro de 2020;4(10):108–14.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Freitas Santos, M., Santos Duarte, . . . A. C. ., Martins Sampaio Bertani, S. ., & Batista Bromochenkel , . . C. . (2023). O Olhar docente do ensino superior em período de pandemia: um relato de experiência. Saúde.Com, 19(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v19i2.12138

Edição

Seção

Relato de experiência